Cresce 58% o número de passageiros transportados no Tarifa Zero de Carnaval

No 12º dia de Domingão Tarifa Zero, 11 de fevereiro de 2024, Domingo de Carnaval, os ônibus municipais bateram recorde no transporte de passageiros nesse dia da semana. Ao todo, 2,9 milhões de passageiros andaram de graça nos ônibus municipais em toda a cidade, que representou 58% a mais em relação ao domingo de carnaval do ano de 2023 (1,84 milhão).  

O Domingão Tarifa Zero é válido em todos os domingos, entre 0h e 23h59, e nos feriados de Natal, Ano Novo e Aniversário da Cidade. O Bilhete Único é utilizado para liberar a catraca e permitir que os passageiros utilizem todo o veículo, sem qualquer cobrança de tarifa. Passageiros sem o cartão têm a viagem gratuita garantida, com a liberação na catraca sendo feita pelo cobrador ou pelo motorista. 

O Domingão Tarifa Zero – explore, descubra, viva São Paulo, implantado no dia 17 de dezembro de 2023 pela Prefeitura em todas as linhas da cidade, conquistou a população que mora ou visita a capital. No primeiro mês de operação da tarifa zero nos ônibus municipais aos domingos, 16,2 milhões de passageiros aproveitaram a passagem gratuita no transporte público da cidade. 

A média de passageiros aos domingos no primeiro mês de Domingão Tarifa Zero (sem feriado prolongado) foi de 2,8 milhões. Já a média de usuários em janeiro de 2023, quando o programa não existia, foi de 2,1 milhões de pessoas utilizando o transporte público. Isso significa 33% de crescimento da demanda.   

O programa tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos.