CPTM retoma operação integral da Linha 12-Safira entre Brás e Calmon Viana

A CPTM retomou a operação integral da Linha 12-Safira entre as estações Brás e Calmon Viana. Desde o início da operação comercial desta quarta-feira, 14 de fevereiro, os passageiros puderam viajar entre Calmon Viana e o Brás, sem a necessidade de trocar de trem no Tatuapé.

Em 26 de dezembro de 2023, a CPTM interrompeu a operação entre o Tatuapé e o Brás para realização das obras de instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), formando dois travessões (em formato de X), para facilitar a chegada e partida das composições na Estação Brás, permitindo maior fluidez na circulação dos trens.

“As equipes de manutenção e operação da CPTM trabalharam ininterruptamente para que as obras finalizassem o mais rápido possível, assim conseguimos entregar a operação normalizada com todas as melhorias 11 dias antes do previsto”, afirma o presidente da CPTM, Pedro Moro.

Além da instalação do AMV, obras na rede aérea e em sistemas de sinalização foram necessárias. Todos os equipamentos foram fabricados com exclusividade para a CPTM, atendendo todos os requisitos necessários para promover as melhorias esperadas aos passageiros.

A Linha 12-Safira possui 13 estações que atravessam a zona leste de São Paulo e municípios do Alto Tietê, ligando as estações Brás, no centro da capital paulista, e Calmon Viana, no município de Poá. Em 2023, a linha transportou, em média, 263 mil pessoas por dia útil, pelos seus 39 quilômetros de extensão.