O Corredor Metropolitano ABD, que faz a ligação do Grande ABC com a capital por meio de ônibus e trólebus e o Terminal Metropolitano Santo André Oeste estão passando por obras de melhorias, em Santo André. O corredor e o terminal são operados pela concessionária Next Mobilidade e gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).
O trecho da Avenida Ramiro Colleoni entre a Parada Alfredo Flaquer e Parada Santa Teresa está recebendo intervenções para substituição de camada asfáltica por pavimento rígido (concreto), que proporciona maior durabilidade e conforto para os usuários da via, além de reduzir a necessidade de manutenção. Com a área interditada do corredor, os ônibus e trólebus estão compartilhando a via com trânsito local. A conclusão dos trabalhos, com liberação do trecho, está prevista para 5 de fevereiro, a depender das condições climáticas dos próximos dias.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O Terminal Metropolitano Santo André Oeste também está recebendo obras para melhorar o atendimento aos passageiros e, a partir deste sábado (03/02), a plataforma H será submetida a intervenções para implementação de pavimento rígido (concreto). Durante o período de obras, previsto para ser concluído em 19 de fevereiro – a depender das condições climáticas – as linhas que atendem à plataforma H passarão pelas seguintes alterações:
- O desembarque da linha 284 será exclusivamente na plataforma D do Terminal Santo André Oeste;
- O embarque da linha 287E, com destino à Parada Castelo Branco Diadema, será realizado na Plataforma A do Terminal Santo André Leste;
- De 03 a 9/02, as linhas 043 Cata Preta, 043BI Represa, 173 Jardim Aclimação, 194 Jardim Guarará (linhas remanescentes) – realizarão embarque e desembarque em ponto móvel instalado próximo a saída do Terminal Santo André Oeste, na Avenida XV de Novembro com a Avenida Industrial. A partir do dia 10 de fevereiro – o embarque e desembarque destas linhas será transferido para o ponto da Avenida XV de Novembro, localizado em frente ao Paço Municipal de Santo André.
- A partir do dia 10 de fevereiro, as linhas 286 (Ferrazópolis), 287 (Diadema) e 287P (Piraporinha) poderão sofrer desvios na saída do terminal.
Cerca de 35 trabalhadores estão atuando nas obras e as intervenções foram agendadas para datas próximas ao feriado de Carnaval, para interferir o mínimo possível no deslocamento dos passageiros. A operação será monitorada para que ajustes sejam feitos se necessário para o melhor atendimento.