A Prefeitura de São Paulo quer criar um sistema VLT no Centro da cidade.
No fim do ano passado, a gestão Ricardo Nunes recebeu a liberação de 1,4 bilhão, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Lula, para a implantação de um projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). A ideia é que ele articule bairros como Brás, Bom Retiro e Campos Elíseos, com meta de ser o primeiro movido a hidrogênio no Brasil.
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O modal foi batizado como “Bonde de São Paulo”, que tem previsão de entrega para 2027 e está em fase dos trabalhos técnicos preliminares e de projetos funcionais feitos pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).
O Bonde de São Paulo também está recebendo estudos urbanísticos e serviços especializados pela SP Urbanismo, como parte do Plano de Requalificação Urbana com Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável.
No Aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro, a Prefeitura anunciou a consulta pública para o Bonde de São Paulo, além de outras ações para a revitalização da região, como a criação do primeiro Distrito Turístico Urbano do Brasil, a regulamentação da nova lei do Triângulo e Quadrilátero e a entrega de 190 apartamentos do Residencial João Octaviano Machado Neto.
O que os estudos iniciais do VLT de SP contemplam:
- 12 km servidos por duas linhas para conectar cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM;
- Tarifa de R$ 2,20;
- Duas linhas se integrando na Av. São João (entre o Largo do Paiçandu e a Avenida Ipiranga), tendo, ao todo, 27 estações (13 em cada uma com uma conexão de embarque e desembarque);
- Conexão entre os Terminais Dom Pedro II, Bandeira e Princesa Isabel;
- Conexão de espaços de interesse econômico e cultural (Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade);
- Ampliação do acesso a parques e espaços livres (Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e Parque Minhocão).
Previsão de trajetos das linhas do Bonde São Paulo:
- A primeira linha (vermelha) seguirá pela São João até a Avenida Duque de Caxias, onde fará uma curva à direita no sentido da Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante). De lá o VLT entrará no Bom Retiro pela Rua José Paulino e contornando o bairro pelas ruas do Areal, Solon, Matarazzo, Mamoré e Prates;
- Logo em seguida, o VLT fará sua parada na estação Luz (linhas 11-Coral, 10-Turquesa, 4-Amarela e 1-Azul), tomando o caminho da Avenida Cásper Líbero, passando pela Rua Antônio de Godói até retornar ao Largo da Paiçandu;
- A segunda (azul), tomando o mesmo ponto de partida, virará à esquerda na Avenida Ipiranga, com parada em frente à estação República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela), e contorno à esquerda na Rua da Consolação até a Praça Dom José Gaspar. Dali o VLT acessará os viadutos Nove de Julho e Jacareí e a Rua Maria Paula, próximo ao terminal de ônibus do Praça da Bandeira.
- Mais à frente, a linha passará pelo Viaduto Dona Paulina, a Praça João Mendes e então acessará a Rua Anita Garibaldi, ao lado Praça da Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), no sentido Zona Leste. O VLT chegará à Avenida Rangel Pestana e o mapa sugere que poderá existir uma nova travessira sobre o Rio Tamanduateí. Em seguida, a linha percorrerá a Rua da Figueira e as avenidas Mercúrio e Senador Queirós.
- O VLT entrará na Avenida Prestes Maria sentido o Vale do Anhangabaú, passando em frente à estação São Bento (Linha 1-Azul e no futuro também a Linha 19-Celeste). Por fim, o veículo pegará o trecho inicial da Avenida São João, voltando a se encontrar com a outra linha.