21.3 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024

BRT-ABC entra na 2ª fase das obras após licença ambiental da Cetesb

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo-Cetesb emitiu no final de janeiro a Licença Ambiental de Instalação da segunda fase das obras do BRT-ABC, que agora começará a chegar a São Paulo.

Nessa etapa, será construída a pista a partir da divisa de São Bernardo do Campo até o Terminal Sacomã, no Ipiranga.

A licença compreende a Avenida Lauro Gomes, Avenida Marginal, Rua Michel Saliba, Rua Aída e Rua do Grito, em São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo.

A Fase 2, com extensão de 11,8 km, inclui 13 paradas, quatro viadutos, três pontes e quatro passarelas.

A Licença Ambiental de Instalação foi mais uma etapa do processo de licenciamento do sistema viário do BRT-ABC, um dos mais importantes projetos de transporte urbano da Grande São Paulo.

O BRT-ABC é um sistema rápido de ônibus elétricos movidos a bateria, com recarga por rede aérea. No total, terá 18 km de extensão, podendo atender até 600 mil passageiros/dia.

Será operado por 92 ônibus totalmente elétricos fabricados pela Eletra, empresa brasileira de tecnologia de tração elétrica com sede em São Bernardo.

1ª Fase

A Fase 1 do BRT-ABC já está praticamente concluída conforme o cronograma, incluindo a moderna parada em frente ao Shopping Metrópole, no Centro de São Bernardo.

A Parada Metrópole terá ar-condicionado, wi-fi, bilhetagem antes do embarque, acesso em nível aos veículos e facilidades para pessoas portadoras de deficiência. Será o modelo para as demais 15 paradas previstas no trajeto.

Terá também o Sistema de Transporte Inteligente (Intelligent Transport Systems-ITS), um conjunto de ferramentas tecnológicas para o controle de toda a operação.

O ITS municiará os gestores do BRT-ABC de informações em tempo real sobre horários dos ônibus, condições de trânsito, lotação, etc, garantindo a interoperabilidade entre as paradas e o futuro Centro de Controle Operacional, no Terminal São Bernardo.

A Fase 1 começou nas avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes e terminou na Avenida Winston Churchill, em Rudge Ramos, divisa com São Caetano.

As obras deste trecho incluíram preparação do pavimento e concretagem de um trecho de 2,5 km da pista em São Bernardo.

BRT-ABC em números

  • Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia;
  • Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras;
  • Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
  • Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
  • Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso, embarque em nível e ampla acessibilidade;
  • Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade);
  • Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD);
  • Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes);
  • Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã).

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS