Arteris Intervias inicia cobrança de tarifa por eixos suspensos de veículos carregados em SP

A concessionária Arteris, especializada em gestão de rodovias, começou a cobrar tarifa de pedágio dos eixos suspensos de veículos pesados carregados, como caminhões e carretas, a partir das 0h desta quarta-feira (7/2).

Inicialmente, a medida está em vigor para os veículos que trafegam carregados em uma extensão de 380,3 quilômetros de rodovias administradas pela Arteris Intervias, no interior de São Paulo.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Essa ação será gradualmente implementada ao longo do primeiro semestre pelas outras seis concessionárias da Arteris em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

    Essa cobrança segue a Lei Federal 13.103/2015 e uma resolução conjunta, que estabelecem que veículos pesados carregados, identificados pelo Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) vigente, serão tarifados, mesmo com eixos suspensos.

    O MDF-e é um documento fiscal eletrônico que registra informações sobre a carga transportada. A fiscalização será realizada automaticamente por meio de consulta ao MDF-e no sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo.

    Além disso, a Arteris poderá utilizar sistemas de monitoramento remoto, incluindo câmeras inteligentes com inteligência artificial e postos de pesagem para fiscalizar o cumprimento das regras. A empresa oferece diferentes modalidades de pagamento de pedágio, incluindo dinheiro, cartão de débito e tags de pagamento automático.