ViaMobilidade recebe 12° novo trem da série 8900 (frota A)

A concessionária ViaMobilidade recebeu o décimo segundo novo trem da série 8900 (frota A), de um total de 36 composições encomendadas, que estão sendo fabricadas pela Alstom.

O A12 segue o mesmo padrão dos demais trens da série 8900, com passagem livre entre os carros, ar condicionado, portas largas, entre outros.

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Os trens da série 8900 fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 4 bilhões para os três primeiros anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos. As composições adquiridas pela ViaMobilidade contam com oito carros (vagões).

O novo trem vai passar um período de testes, para posteriormente ser entregue para a operação comercial com passageiros.

Frota A (série 8900)

Composições já entregues e sua situação:

  • A01 – Em operação desde o início de junho;
  • A02 – Em operação desde agosto;
  • A03 – Em operação deste outubro;
  • A04 – Em operação deste novembro;
  • A05 – Em operação deste dezembro;
  • A06 – Em operação deste dezembro;
  • A07 – Em operação deste dezembro;
  • A08 – Em fase final de testes e de comissionamento;
  • A09 – Em fase final de testes e de comissionamento;
  • A10 – Em fase final de testes e de comissionamento;
  • A11 – Chegou em janeiro de 2024 e vai passar po testes.
  • A12 – Chegou em janeiro de 2024 e vai passar po testes

As demais composições seguem sendo fabricadas pela Alstom.

Tecnologia moderna e itens de conforto

Com design moderno, as novas composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente. Além disso, os trens são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.

Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros.

Além disso, possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.

Os trens também trazem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.