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sábado, maio 18, 2024

Malha cicloviária de São Paulo alcança 731 quilômetros de extensão

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), segue com o trabalho de expansão da malha cicloviária da cidade, que alcançou os 731 km extensão até o fim de 2023. Dessa forma, a cidade amplia o tamanho da maior rede cicloviária do país em direção aos 1.000 km de extensão.

Entre os meses de outubro e dezembro de 2023, a cidade de São Paulo recebeu mais 6,5 km de novas estruturas, implantadas por meio do Termo de Parceria (PPP) firmado entre a SMT e a COHAB. Há ainda outra frente de trabalho, realizada por concorrência da SMT, com 2,6 novos km entregues. O Plano de Metas 2021-2024 prevê a criação de 300 novos quilômetros de estruturas cicloviárias. Destes, 31 km foram entregues. Estão em execução, no total, 120 km pela PPP da Habitação. A SMT publicará em breve edital para licitação de outros 158 km.

As novas ciclofaixas entregues pela PPP são:

  • Vital Brasil, com 1.300 metros, localizada entre as avenidas Corifeu de Azevedo Marques e Lineu de Paulo Machado. A nova estrutura faz conexão com as ciclofaixas Lineu de Paula Machado, Camargo, Gaspar Moreira e com a Corifeu de Azevedo Marques. Há ainda a opção para o ciclista realizar a transferência de modal na Estação Butantã da Linha 4-Amarela de metrô e no terminal urbano.
  • Corifeu de Azevedo Marques (trecho 1), com 1.600 metros, entre a Avenida Vital Brasil e Praça Elis Regina, que conecta-se às ciclofaixas da Vital Brasil e Benjamin Mansur, também implantada por meio da PPP.
  • Rua Benjamin Mansur/Domingos Barbieri com 1.400 metros de extensão entre as avenidas Eliseu de Almeida e Corifeu de Azevedo Marques e conexão com a estrutura localizada na Eliseu de Almeida e com a ciclofaixa Hugo Carotini.
  • Agostinho Gomes com 1.200 metros de extensão, localizada entre as ruas Dom Lucas Obes e Rua Comandante Taylor; fazendo conexão com as ciclofaixas da Dom Lucas Obes e da Rua do Grito. Os ciclistas que circulam por lá tem a opção de realizar a intermodalidade na Estação Sacomã da Linha 2-Verde do Metrô.
  • Nossa Senhora da Saúde (trecho 1) com 900 metros de extensão, entre as ruas Divinópolis e a Avenida Pres. Tancredo Neves, com ligação possível entre a ciclovia Tancredo Neves e ciclofaixa Ribeiro Lacerda, onde haverá conexão com o prolongamento da ciclofaixa Abraão de Moras.

Estão em fase de implantação a ciclofaixa Duarte de Azevedo (entre a Av. Luiz Dumont Villares e Av. Cruzeiro do Sul), a ciclofaixa Manuel Gaya (entre a Av. Dr. Antônio Maria Laet e R. Maria Amália Lopes de Azevedo), a ciclofaixa Astarte (entre a Av. Aricanduva e Av. Dezenove de Janeiro) todas através da parceria PPP SMT/COHAB. As implantações realizadas por meio da PPP da Habitação somarão 120 km ao final das obras.

Há ainda os serviços de sinalização concluídos nas novas ciclofaixas, implantadas por meio de contrato de obras da SMT, localizadas na Pedra Azul/Luís Gomes Cardim Sangirardi/Dona Avelina com 1.875 metros, entre a Rua Neto de Araújo e a Av. Aclimação; Tiradentes/Santos Dumont com 740 metros entre a Ribeiro de Lima e Bandeirantes. Esses trechos somam 2,6 km.

Todas as estruturas projetadas já implantadas e em obras passaram por audiências públicas e são discutidas com a sociedade civil e nas Câmaras Temáticas de Bicicleta, que ocorrem mensalmente. Assim, a Prefeitura segue com a intenção de integrar e qualificar as estruturas existentes, ampliando as conexões com os modais de transporte, como ônibus, trem e Metrô, e equipamentos públicos.

Conheça as estruturas no mapa cicloviário da cidade.

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    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

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