Escadas rolantes das estações Grajaú e Santo Amaro da Linha 9-Esmeralda serão modernizadas

As escadas rolantes das estações Grajaú e Santo Amaro da Linha 9-Esmeralda passarão por modernização neste início de ano. Na estação Santo Amaro, a escada rolante que liga o mezanino à plataforma será revitalizada, assim como outras duas escadas rolantes em Grajaú, que passarão pelas modernizações uma de cada vez, para minimizar os impactos na circulação de passageiros. O foco da ViaMobilidade é substituir os quadros de comando para um sistema mais moderno, resultando numa melhor prestação de serviço.

As intervenções, que começam na primeira semana de janeiro, devem durar cerca de 40 dias. Neste período, os passageiros serão orientados por cartazes nas estações e pelos AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) que também estarão nas plataformas e mezaninos para ajudar passageiros com mobilidade reduzida. Em Grajaú, o processo já teve início, e a escada rolante que dá acesso ao terminal de ônibus deve ser entregue em breve.

Além disso, a ViaMobilidade também iniciou a revitalização do elevador da Estação Itapevi, na Linha 8-Diamante, e fará a obra em elevadores de mais cinco estações da Linha 9-Esmeralda: Morumbi, Cidade Jardim, Berrini, Granja Julieta e dois elevadores de Socorro. Os trabalhos preveem as trocas de quadros de comando, botões, sistema hidráulico e displays indicadores. A previsão de término das atividades é em abril de 2024. Na Estação Santo Amaro, a atividade já foi concluída.

Juntas, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda possuem 62 elevadores e 53 escadas rolantes. Já passaram por modernização elevadores das estações Hebraica-Rebouças, Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro. Além disso, escadas rolantes nas estações Osasco, Autódromo e Primavera/Interlagos já receberam os quadros de comando mais modernos e operam de forma mais segura e confortável.

Desde que assumiu a operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos em São Paulo, no dia 27 de janeiro de 2022, a ViaMobilidade vem investindo fortemente na melhoria da prestação dos serviços aos passageiros. Em um contrato de concessão válido por 30 anos, que prevê investimentos de R$ 4 bilhões somente nos três primeiros anos de operação, mais de R$ 2,5 bilhões já foram aportados em melhorias nas duas linhas.