Governo de SP autoriza Ecovias a estudar uma terceira pista do Sistema Anchieta-Imigrantes

O Governo de São Paulo assinou um ofício em que autoriza a concessionária Ecovias a estudar uma terceira pista do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), principal ligação da capital paulista com a Baixada Santista.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a nova pista tem como objetivo diminuir o fluxo de veículos na via.

Na semana passada, o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado, Rafael Benini, assinou ofício endereçado à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que autoriza a concessionária Ecovias a elaborar os estudos necessários ao projeto da terceira pista na rodovia dos Imigrantes.

Rafael Benini, em documento encaminhado à Artesp, afirmou que o número de veículos que passam pelas vias do SAI aumentará nos próximos anos.

“O crescimento da demanda e o desempenho do sistema em cada sentido justificam o planejamento antecipado de ações estruturais que possibilitem o atendimento a este crescimento, em sinergia com projeto de expansão do Porto de Santos e em atendimento às demandas futuras do tráfego de caminhões”, escreveu ele.

Por meio dessa pesquisa, a SPI e a Artesp determinarão se será possível construir uma terceira pista. O prazo de conclusão dos estudos será de 24 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.