A concessionária ViaMobilidade recebeu o nono novo trem da série 8900 (frota A), de um total de 36 composições encomendadas, que estão sendo fabricadas pela Alstom.
O A10 segue o mesmo padrão dos demais trens da série 8900, com passagem livre entre os carros, ar condicionado, portas largas, entre outros.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Os trens da série 8900 fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 4 bilhões para os três primeiros anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos. As composições adquiridas pela ViaMobilidade contam com oito carros (vagões).
O novo trem vai passar um período de testes, para posteriormente ser entregue para a operação comercial com passageiros.
Frota A (série 8900)
Composições já entregues e sua situação:
- A01 – Em operação desde o início de junho;
- A02 – Em operação desde agosto;
- A03 – Em operação deste outubro;
- A04 – Em operação deste novembro;
- A05 – Em operação deste dezembro;
- A06 – Em operação deste dezembro;
- A07 – Em fase final testes e comissionamento;
- A08 – Em fase de testes e de comissionamento;
- A09 – Recém chegado, entrará em fase de comissionamento
- A10 – Recém chegado, entrará em fase de comissionamento
Demais composições seguem sendo fabricadas pela Alstom.
Tecnologia moderna e itens de conforto
Com design moderno, as novas composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente. Além disso, os trens são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.
Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros.
Além disso, possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.
Os trens também trazem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.