ViaMobilidade aluga veículo de manutenção do Metrô

A concessionária ViaMobilidade alugou um veículo de manutenção do Metrô de São Paulo, para usar nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o veículo do Metrô, estacionado no pátio de Presidente Altino, da ViaMobilidade.

O equipamento é uma máquina niveladora, que serve para esmerilhar os trilhos, retirando imperfeições de suas superfícies, garantindo a segurança operacional e melhor desempenho dos trens, como redução de ruído e elevação do conforto das viagens dos passageiros.

A bitola (distância entre os trilhos) do Metrô e da ViaMobilidade são as mesmas, com isso, foi possível o uso do equipamento nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O aluguel da máquina é uma estratégia que auxilia na obtenção de receitas não-tarifárias ao Metrô, fortalecendo sua arrecadação financeira.

Em nota ao Mobilidade Sampa, a ViaMobilidade confirmou o aluguel do equipamento:

“A ViaMobilidade informa que o veículo de manutenção presente no Pátio Presidente Altino é alugado por meio de contrato junto ao Metrô, uma prática comum entre as operadoras de transporte público. O equipamento serve para esmerilhar os trilhos, retirando imperfeições de suas superfícies, garantindo a segurança operacional e melhor desempenho dos trens, como redução de ruído e elevação do conforto das viagens dos passageiros.”