Terminal Santo Amaro ganha Sala Multissensorial voltada para pessoas com autismo

A primeira sala de atendimento de pessoas com autismo e neurodiversas em terminal de ônibus foi entregue na terça-feira (12/12). A Sala Multissensorial no Terminal Santo Amaro é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a concessionária Vivacidade. O projeto ainda prevê outras instalações em outros terminais da cidade

O espaço foi projetado para ampliar a inclusão e melhorar a experiência de pessoas neurodiversas, que utilizam o terminal. Conta com fones de ouvido, dimmer para controle da intensidade da luz, revestimento acústico e mobiliário planejado para aumentar o conforto desses usuários.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A sala é um espaço de descompressão para crianças com TEA, para lidarem com a sobrecarga sensorial em ambientes com muitos estímulos, muitos ruídos e fluxos de pessoas. Esse ambiente é capaz de proporcionar um espaço tranquilo, reduzindo a ansiedade. Ajudam a regular o processamento sensorial, evitando a sobrecarga. As luzes e sons suaves, bem como os objetos táteis proporcionam uma experiência agradável e reconfortante.

    “Eu fico emocionada de estar aqui, porque são aparelhos sensoriais que ajudam em um momento de crise, de uma criança ou de um adulto, um lugar de acolhimento, de aconchego. Este é o primeiro terminal. Tivemos a felicidade de poder trazer esse espaço para as pessoas autistas da cidade de São Paulo. A gente continua trabalhando muito para que as pessoas com deficiência sejam amadas, acolhidas e respeitadas”, disse a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Sílvia Grecco.

    Acessibilidade

    O Terminal Santo Amaro, onde circula cerca de 100 mil pessoas por dia, passou por uma requalificação em acessibilidade. O local conta com acessos, rotas e faixas elevadas, acessibilidade nos sanitários, sinalização visual e piso tátil, placas em Braille nos corrimãos, elevadores, instalação de bebedouros, bancos e posto de atendimento.

    O terminal recebeu o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, em agosto deste ano. A certificação de Acessibilidade Arquitetônica indica que a edificação é adequada ao uso por pessoas com deficiência, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA, conforme estabelecido nos Decretos nº 45.552/2004 e nº 58.031/2017 e na Lei nº 15.576 /2012.

    O pedido é realizado pelo portal 156 e encaminhado à Coordenação de Acessibilidade e Desenho Universal (CADU) para avaliação. Posteriormente, será encaminhado para deliberação da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), quanto à concessão do documento, que é gratuito conforme Decreto nº 62.218, de 8 de março de 2023.

    Os critérios e parâmetros que são avaliados nas instalações para a concessão seguem a Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050), que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica.

    Mais informações sobre o Selo de Acessibilidade Arquitetônica acesse o site.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn