Projeto Help chega à Estação Itapevi da Linha 8-Diamante

A Estação Itapevi da Linha 8-Diamante recebe, na terça-feira (19/12), o Projeto Help, com o objetivo de oferecer acolhimento emocional e escuta qualificada para pessoas que buscam por auxílio psicológico. Entre 14h e 16h, uma equipe de voluntários estará posicionada no local para abordar os passageiros e garantir ajuda especializada para seus conflitos mentais. 

De acordo com o mapeamento global de transtornos mentais realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo e ocupa a quinta posição com a quantidade de casos de depressão. Por esse motivo, a “Campanha Não é só em Setembro” alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional em todos os meses do ano. 

Com apoio da ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, a ação pode ser expandida para diversos pontos da Grande São Paulo e permitir que mais pessoas sejam impactadas por mensagens positivas e escuta fraterna.

Por meio do “Cantinho do Desabafo”, passageiros que se interessarem pelo atendimento podem conversar em um espaço seguro sobre seus traumas e medos. Além disso, a iniciativa distribui panfletos com mensagens otimistas e disponibiliza o telefone nacional para atendimento online (4200-0034). 

Baseado na construção de uma rede de apoio, o Projeto Help, já realizou 2.731 atendimentos nas estações de trem da ViaMobilidade em 2023.