CPTM abre Espaço Acolher na Estação Caieiras nesta quinta, dia 21

A Estação Caieiras, que atende a Linha 7-Rubi da CPTM, passa a contar com sala do Espaço Acolher, que oferece acolhimento e apoio a vítimas de violência e importunação sexual nas estações e trens.

Com o novo local, a companhia passa a disponibilizar salas de acolhimento em 34 estações das cinco linhas, que oferecem atendimento a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações. Este é o 9º Espaço Acolher na Linha 7-Rubi, por onde passam quase 400 mil passageiros por média dia útil – segundo dados referentes a novembro de 2023.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • O Espaço Acolher foi criado para dar atendimento humanizado e acolhedor à vítima de importunação sexual longe do agressor e feito por uma pessoa preparada para lidar com a situação. Além disso, a ampliação dessa rede de apoio eleva ainda mais a capacidade de atendimento às mulheres vítimas destes crimes que precisam ser eliminados não apenas da CPTM, mas de toda a sociedade.

    “Para além de todo o nosso monitoramento de segurança nos trens e estações, estamos empenhados em garantir o total acolhimento às vítimas e reforçar que elas não estão sozinhas. Por isso, promovemos ações e campanhas de conscientização aos passageiros e treinamentos para os colaboradores, em prevenção e combate a crimes de importunação sexual”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

    Para dar privacidade no atendimento à mulher, o espaço fica em área administrativa, bem reservado, e com acesso restrito, para garantir que a vítima se sinta protegida após a ocorrência. Após o primeiro atendimento com todo apoio, a vítima é conduzida ao distrito policial, com acompanhamento de profissional da CPTM.

    “A nossa proposta é preservar ao máximo a pessoa que passa por esse tipo de importunação e garantir que o infrator seja identificado, apreendido e conduzido à delegacia para registro da ocorrência”, explica Sharlene Guiducci, coordenadora de segurança. Para que os infratores sejam identificados, é importante que as pessoas denunciem e possam testemunhar. “A participação e apoio de toda a sociedade vai ajudar a evitar esse tipo de crime”, conclui Sharlene.

    Espaço Acolher em número

    Entre janeiro e novembro de 2023, a CPTM registrou 91 casos de importunação sexual em seus trens e estações, sendo que 74 deles, ou 81% do total, foram atendidos no Espaço Acolher. Do número total, 83 infratores foram encaminhados à autoridade policial.

    Em 2022, houve registro de 113 ocorrências de importunação sexual na CPTM, sendo 73 atendidas pelo Espaço Acolher. Destas 101 houve identificação do infrator e encaminhamento ao DP e 37 foram detidos.

    A CPTM possui Espaços Acolher nas seguintes estações:

    • Linha 7-Rubi: Caieiras, Água Branca, Francisco Morato, Franco da Rocha, Palmeiras-Barra Funda (que faz interligação com as linhas 3-Vermelha de metrô e 8-Diamante de trem metropolitano), Perus, Pirituba, Várzea Paulista e Vila Aurora
    • Linha 10-Turquesa: Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André, São Caetano do Sul e Tamanduateí (que faz interligação com a Linha 2-Verde de metrô)
    • Linha 11-Coral: Dom Bosco, Corinthians-Itaquera (que faz interligação com a Linha 3-Vermelha de metrô), Ferraz de Vasconcelos, Guaianases, José Bonifácio, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano
    • Linha 12-Safira: Comendador Ermelino, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Jardim Helena-Vila Mara, Jardim Romano e São Miguel Paulista
    • Linha 13-Jade: Aeroporto-Guarulhos
    • E nas estações de integração: Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira), Calmon Viana (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade), Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral) e Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira)
  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!