O uso de smartphones no transporte público é um hábito que os brasileiros nutrem a muito tempo, mas que não é exclusivo aos usuários de dispositivos móveis no nosso país.
Em 2012, segundo levantamento realizado pela Time Magazine e pela Qualcomm, o interior dos vagões do metrô e dos ônibus foram eleitos por 68% dos entrevistados de oito países da Ásia, África, Europa e América como local preferido para conectar-se com a internet através do smartphone.
O estudo envolveu 4.700 habitantes da África do Sul, Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Indonésia e Reino Unido. Embora a pesquisa não tenha sido repetida nos últimos anos, é seguro considerar que o costume de passar o tempo conferindo o que há de novo na internet não mudou e, provavelmente, tenha apenas aumentado.
Isso porque a facilidade de acessar conteúdos, como vídeos em redes sociais, em qualquer lugar necessitando apenas da conexão com a internet é uma das praticidades da vida moderna que já foi incorporada por completo no dia a dia dos moradores de grandes cidades.
Se consumir vídeos, independente do lugar onde se está é comum, criar e editar vídeos também deve ser. Por isso, o CapCut Online surge como uma ferramenta de edição completamente online e leve, mas repleta de recursos para garantir um processo de edição criativo.
Conheça 4 recursos para criar e editar vídeos no CapCut
O CapCut pode ser utilizado em qualquer lugar porque, diferentemente de editores de fotos e vídeos que requerem o download de programas, seu funcionamento depende apenas de um navegador de internet e da conexão com uma rede wi-fi ou dados móveis.
Assim, quer você esteja no conforto de casa, em uma viagem ou em um dos espaços de coworking gratuitos em São Paulo, é possível aproveitar todas as ferramentas do editor sem complicações.
Outro aspecto que merece destaque é a gratuidade do CapCut, pois não é necessário investir dinheiro para utilizá-lo. O único requisito para começar a editar é estar conectado a uma conta associada ao editor, podendo ser uma conta criada especificamente para isso ou um cadastro pré existente em uma rede social.
Agora que você já sabe o básico sobre como utilizar o CapCut, vamos apresentar algumas das possibilidades de criação e edição de vídeos que você precisa experimentar!
1. Biblioteca com transições de vídeo prontas para usar
Além de contar com um rico acervo de fotos, vídeos, efeitos sonoros e músicas, o editor de vídeo do CapCut possui centenas de efeitos de transições prontos para adicionar um visual artístico e profissional ao seu vídeo.
Antes de experimentar esse recurso, é necessário dividir as cenas a fim de inserir a transição entre elas. Para isso, você pode separá-las manualmente ou facilitar o processo selecionando a opção “Dividir cena” que encontra automaticamente cenas no vídeo e o divide em vários clipes.
Feito isso, navegue pelas opções disponíveis na barra de ferramentas à esquerda do editor de vídeo. Clique no ícone de seta logo abaixo da função “Legenda” para visualizar outros recursos como Transcrições, Stickers, Efeitos, Transições e Filtros. Selecione “Transições” e clique sobre a transição desejada para inseri-la entre duas cenas.
2. Filtros para criar a atmosfera perfeita
Um simples filtro adicionado na cena certa tem o potencial de transformar um vídeo sem graça em um conteúdo visualmente atraente e compartilhável nas redes sociais.
Sabendo disso, o CapCut fornece aos usuários a ferramenta “Filtro” ao fim da barra lateral esquerda do editor. Lá, você terá acesso a uma vasta biblioteca de filtros que auxiliam a estabelecer o tom da filmagem de acordo com o seu projeto criativo de edição.
O acervo inclui filtros que imitam a estética retrô, filtros em preto e branco, filtros específicos para retratos, assim como filtros que reproduzem efeitos de filmes famosos como Barbie, Oppenheimer, Pantera Negra e mais.
3. Conversor de vídeo para formato MP4 e MOV
O conversor de vídeo é a ferramenta ideal para resolver problemas de compatibilidade apresentados por formatos de arquivos de vídeo que caíram em desuso e não são mais suportados pelas plataformas e dispositivos atuais.
No CapCut, é simples converter vídeo de um formato de entrada como FLV, WMV e GIF para formatos amplamente utilizados e reproduzíveis pelas redes sociais, computadores e smartphones, como o MP4, por exemplo.
Essa funcionalidade está inclusa no editor e pode ser ativada na etapa de download do vídeo, já editado, da seguinte maneira: Clique em “Exportar” no canto superior direito da tela e em “Baixar”. Desça a barra de rolagem, escolha a opção MP4 ou MOV em “Formato” e clique em “Exportar” para salvar o vídeo convertido no seu computador
4. Remova o plano de fundo do seu vídeo em instantes
Elementos indesejáveis ou incompatíveis com a atmosfera do vídeo estragam qualquer criação, mas é possível removê-los automaticamente com apenas alguns cliques.
Carregue o vídeo no CapCut e, na página de edição, clique sobre ele. Ao lado direito, surgirá uma barra com diversas funcionalidades, uma delas é a “Ferramentas inteligentes”. Clique sobre ela e selecione “Remover plano de fundo”.
Depois, basta escolher entre “Remoção automática”, que remove inteiramente os planos de fundo, e “Chroma key”, que permite a escolha de uma cor específica para ser eliminada da imagem. Essa última opção é ideal para quem faz gravações com um fundo verde atrás para adicionar outros planos de fundo na hora da edição.