Bonde de São Paulo: conheça detalhes do VLT no Centro de São Paulo 

A Prefeitura de São Paulo quer implantar duas linhas de VLT no Centro da cidade. Ao todo, serão quase 12 quilômetros de extensão.

As linhas Azul e Vermelha terão cada uma, seis quilômetros de extensão, com 27 estações ao todo – sendo 13 para cada linha, além de uma extra onde haverá conexão entre as duas linhas na Avenida São João.

O sistema deve contar com composições de cinco módulos, com capacidade para até 450 passageiros.

O VLT vai ligar cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações de trens metropolitanos.

O Bonde de São Paulo e suas conexões vai remodelar as linhas da cidade, tirando o transporte sobre pneus da região central.

Estima-se que 134 mil pessoas deverão usar o sistema diariamente.

Conexões com pontos históricos e áreas de lazer da cidade

O Bonde de São Paulo deve ser integrado a espaços como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Parques e espaços livres de relevância também passarão a ser acessados pelo Bonde São Paulo, como o Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandú, Largo do Arouche, Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e o Parque Minhocão.

Projeto inscrito no PAC

Segundo publicação da Folha, as obras deverão custar aproximadamente R$ 3,7 bilhões.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Edson Aparecido, uma parte deverá ser bancada pelo governo federal através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A equipe de Ricardo Nunes e membros da gestão Lula, tiveram pelo menos quatro reuniões para debater a inclusão do projeto no PAC.

“O ministro Jader Filho confirmou que deverá sair R$ 1,4 bilhão para o programa do VLT, que inscrevemos no PAC. Ele já havia conversado com o prefeito. As duas linhas devem custar entre R$ 3,5 bilhões e R$ 3,7 bilhões, restante será pago pelo município”, afirmou o secretário municipal Edson Aparecido.

“Vamos, agora, fazer a modelagem. Temos proposta de duas linhas de VLT na área central, que devem complementar a malha viária. É um projeto, inclusive, de requalificação do centro da cidade”, disse Aparecido.