6 dicas para aumentar seu lucro como motorista ou entregador de aplicativo

O trabalho com aplicativos de transporte de passageiros e entregas é uma realidade entre os brasileiros, atraindo principalmente aqueles que desejam mais autonomia e liberdade. Além das pessoas que têm nessa atividade sua principal ou única fonte de renda, muita gente quer trabalhar como motorista ou entregador de aplicativo para garantir uma renda extra neste final de ano. Dezembro é, disparado, o melhor mês para esses profissionais por conta de férias, festas e confraternizações.

“Ser motorista ou entregador de aplicativo não significa apenas ativar o aplicativo e aguardar os chamados. É preciso utilizar boas estratégias para não ficar horas e horas no trânsito faturando pouco por corrida e o primeiro passo para isso é identificar os custos e ganhos. Existem técnicas e ferramentas que ajudam esses trabalhadores a garantir mais lucratividade e se diferenciar no mercado“, explica Luiz Gustavo Neves, co-fundador e CEO da StopClub.

Se esse é o seu caso, confira 6 dicas para otimizar seu tempo e aumentar os lucros:  

  1. Não aceite qualquer oferta

Aceitar todas as ofertas que a plataforma oferece é uma cilada, já que nem todas são lucrativas. Saber escolher as ofertas de viagens ou entregas faz toda a diferença nos seus ganhos. Para identificar as mais rentáveis, é necessário analisar valor, tempo e distância, observando a relação preço/quilometragem para ver se a oferta será lucrativa ou não. Além disso, é importante estar atento ao local de destino. Às vezes, pode não ser interessante pegar uma corrida ou entrega que apesar de oferecer um bom valor por quilômetro e/ou hora tem como destino um local que tem poucas ofertas de corridas e/ou entregas. O risco é ter que voltar desse local sem estar faturando.

  1. Saiba quanto você gasta na sua atividade

É fundamental que você olhe para esse trabalho seriamente como um empreendedor. Esse é o seu negócio tanto quanto o dono de uma loja de rua. Portanto, é fundamental conhecer todos os seus custos de trabalho para fazer o controle das despesas. Para fazer as contas fecharem, é preciso conhecer e controlar os custos da sua atividade, ou seja, quanto você gasta para se manter como motorista ou entregador de aplicativo. E essa lista vai muito além do combustível: gastos com seguro, manutenção, limpeza, revisão, plano de telefonia, impostos e depreciação devem ser considerados.

  1. Defina metas

Definir metas é ainda mais importante quando se trata de um trabalho autônomo. A meta estabelecida pode ser por faturamento diário ou tempo de trabalho, desde que faça sentido dentro do seu objetivo pessoal. Com um planejamento inteligente, você terá mais qualidade no trabalho e mais facilidade na tomada de decisões, o que se reflete na saúde financeira.

  1. Se posicione estrategicamente

O posicionamento é fundamental para evitar prejuízo financeiro. Para fazer viagens ou entregas financeiramente rentáveis é necessário conhecer muito bem a cidade em que você trabalha. Analise os pontos de maior movimento com maior circulação de pessoas e sua dinâmica de horários para descobrir as regiões mais rentáveis de trabalhar. Para os motoristas, outra dica é se posicionar próximo a pontos de saída e chegada de passageiros, como aeroportos, rodoviárias e hotéis.

  1. Grave sua rotina de trabalho

Quando os clientes realizam queixas, relatos de agressão, violência ou assédio, o motorista ou entregador poderá ter a sua conta bloqueada na plataforma, o que significa perder sua fonte de sustento. Além de contribuir para a segurança e a integridade do profissional, gravações com áudio e vídeo podem ser utilizadas como contraprova em casos de acusações infundadas e podem salvar não só a renda por se manter ativo na plataforma, mas também evitar problemas judiciais. Outro benefício de gravar sua rotina é o uso do material como prova jurídica contra clientes que venham a agir de maneira inapropriada.

  1. Troque experiências

O contato com outras pessoas que também atuam no segmento de transporte e entrega por aplicativo é uma excelente forma de se manter atualizado sobre o mercado. Compartilhar dicas e trocar experiências sobre o dia a dia torna a atividade menos solitária e ainda pode fazer você conhecer novas estratégias para otimizar sua atuação nas plataformas.