6 ativos da renda fixa para começar 2024 investindo

Foto de Kelly Sikkema na Unsplash

Com o início do novo ano, os traders começam a procurar pelas oportunidades de aplicações existentes no mercado de investimentos. Por isso, normalmente os questionamos sobre as melhores opções de aplicações na renda variável e fixa vem à tona antes mesmo deste novo ano iniciar.

Embora a inflação no Brasil dê sinais de estar sob controle, os índices de preços em todo o mundo permanecem em situação difícil, o que certamente está impactando o mercado interno, e o ciclo de queda da taxa Selic continua. Portanto, para encontrar os melhores investimentos dessa classe em 2024, é preciso estudar as oportunidades que o mercado oferece.

Muitas pessoas acreditam que um investimento só vale a pena se gerar retornos ao longo de muitos anos. De certa forma, o tempo é o seu grande aliado no crescimento da sua riqueza graças ao efeito dos juros compostos. Porém, é importante lembrar que existem formas de investimento que podem gerar retornos significativos mesmo em um curto período de tempo.

Tesouro Selic

Um título público que pode ser um dos melhores investimentos em títulos em 2024 é o Tesouro Selic. Como seu próprio nome sugere, o retorno desse título está vinculado à taxa Selic, que é a taxa referencial de juros do Brasil. Por se tratar de um título pós-fixado público, este sofre impacto direto dos movimentos de juros realizados pelo Bacen. Dessa forma, quando as autoridades monetárias aumentam as taxas de juro, o rendimento das obrigações aumenta, o inverso também é ocorre.

Tesouro IPCA+

O Tesouro IPCA+ normalmente chama a atenção de investidores que buscam retornos financeiros reais que superem a inflação. Este fator é muito relevante no contexto atual, possível inflação elevada, e torna-se ainda mais importante quando se visualiza o histórico econômico brasileiro. A principal vantagem de investir em Tesouros IPCA+ é que o trader sabe exatamente o valor real do rendimento que terá até a data de vencimento.

Títulos de bancos

Os títulos de bancos são outras opções de investimentos além dos títulos públicos para 2024. Os certificados de depósitos bancários (CDBs), créditos imobiliários (LCIs) e cartas de crédito do agronegócio (LCAs), são títulos emitidos por bancos e são outras opções de investimentos para 2024, além dos títulos emitidos pelo governo. Esses títulos são mais arriscados que os títulos públicos, por isso têm a vantagem de obter retornos mais elevados, em média.

Tesouro pré-fixado

O Tesouro pré-fixado é outro título público que pode ser bastante interessante para o investidor em 2024. Como o nome sugere, este título possibilita que os traders saibam qual será o seu retorno nominal de fato e qual o valor que receberão quando o seu investimento vencer. Também vale a pena notar que os títulos governamentais garantidos pela frente estão sujeitos à marcação a mercado, que ajusta o preço do título diariamente de acordo com a curva de rendimento esperada do mercado. Porém, por se tratar de um ativo de renda fixa, você tem garantido o retorno acordado no momento da aplicação, desde que o mantenha até o vencimento do título.

Fundos de investimentos em infraestrutura

Fundo de Investimentos em Infraestrutura, conhecido como FI-Infra, é outra das opções promissoras de investimentos para 2024, segundo a bolsa de valores brasileira, esse fundo é um conjunto de recursos destinados à aplicação em ativos relacionados ao financiamento de investimentos em infraestrutura.

Uma das razões pelas quais esta forma de investimento está a crescer em popularidade é a distribuição regular de rendimentos. Semelhante aos fundos imobiliários, o FI-Infra ajusta e distribui mensalmente aos acionistas o rendimento do lucro contábil de sua carteira de títulos incentivados. Outra razão para o crescimento desta categoria é a isenção fiscal.

Fundos de Renda fixa

Outra alternativa de investimento para 2024 são os ETFs de renda fixa que visam refletir a rentabilidade de um índice específico (índice de mercado) ou estratégia de investimento pré-definida. Devido à sua natureza especial, os ETFs não têm prazo de validade.

Porém, quando se trata de fundos de índice de títulos, podemos dizer que um ETF tem uma duração média porque, como um ETF é um título, todos os ativos da carteira têm prazo de validade. Em relação aos impostos, não há taxas de IOF ou taxas de alocação como os fundos mútuos tradicionais. A alíquota aplicável ao imposto de renda (IR) varia em função do prazo médio de renegociação (“PMR”) da carteira de ativos financeiros. Ao investir em renda fixa, é importante considerar o prazo do investimento, a liquidez desejada e o perfil de risco. Além disso, é fundamental acompanhar as condições econômicas e as taxas de juros, pois esses fatores podem