ViaMobilidade coloca quarto novo trem em operação na linha 9-Esmeralda

O quarto novo trem da série 8900, o A04, entrou em operação na linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade no último sábado, 25 de novembro.

O trem faz parte de um lote de 36 trens encomendados pela ViaMobilidade, cuja fabricante é a Alstom. Os trens vão circular nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Como mostrou o Mobilidade Sampa, o A04 chegou em setembro deste ano, deste então, o novo trem passou por um período de testes e comissionamento.

    Dos 36 trens encomendados, a ViaMobilidade já recebeu sete composições da frota A, sendo que quatro delas já entraram em operação comercial com passageiros.

    Tecnologia moderna e itens de conforto

    Com design moderno, as novas composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente. Além disso, os trens são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.

    Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros.

    Além disso, possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.

    Os trens também trazem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.