Rua Azevedo Sodré é liberada ao trânsito e vias próximas voltam ao sentido original

A Rua Azevedo Sodré (Boqueirão) será liberada ao trânsito à meia-noite de quinta-feira (16/11), após conclusão da repavimentação e da reforma estrutural na via com o objetivo de revitalizar o importante corredor comercial da cidade. As vias do bairro voltam ao sentido original após mudanças durante a execução das obras.

Apesar da liberação ao tráfego, a via ainda passará por acabamentos em determinados pontos, relacionados à sua identidade visual, em discussão com comerciantes e moradores.

A Rua Minas Gerais terá seu sentido original de circulação restabelecido também nesta quinta (16/11), da Washington Luís (canal 3) para a Conselheiro Nébias. O mesmo ocorrerá com ruas internas do bairro, que voltarão a ter sentido único de circulação: Valdomiro Silveira, Ivampa Lisboa, Firmino Barbosa e Eloy Fernandes, as duas últimas, no trecho entre a Rua Thiago Ferreira e a Azevedo Sodré. As vagas de estacionamento também serão restabelecidas.

Os últimos serviços executados foram o término da renovação asfáltica, o nivelamento dos poços de visita e a implementação da sinalização viária. O último trecho, com 200 metros, repavimentado foi entre a Valdomiro Silveira e a Conselheiro Nébias.

“Os demais 90 metros foram refeitos entre a João Pinho e a Carolino Rodrigues, por estarem em desacordo com a qualidade exigida pela Administração, e sem custo para os cofres públicos”, explicou o secretário Wagner Ramos, titular da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos).

No final da semana passada, terminou a concretagem do último trecho de passeios no padrão Calçada para Todos na Azevedo Sodré, entre a Conselheiro Nébias e a Valdomiro Silveira. Agora, a via conta com 987,56 m² de passeios com acessibilidade.

Também foram concluídas a segunda e última baia para a parada de ônibus e a faixa dinâmica ao longo da via, com 2,20 metros de largura junto ao meio fio do lado esquerdo, sentido Washington Luís.

De cor avermelhada, a faixa dinâmica destina-se ao embarque, desembarque, carga e descarga em condições de segurança e também funcionará como uma extensão da calçada durante eventos organizados pelos comerciantes.

Primeira via de Santos a contar com uma faixa dinâmica, a rua tem como diferencial, também, o detalhe visual arquitetônico em 203 m² dos passeios, com o assentamento de mosaicos portugueses na chamada “faixa de serviço”, que corresponde a um terço da largura da calçada.

Com 30 metros de extensão e 25 centímetros de espessura, a faixa da baia para a parada de ônibus se estende do meio-fio até 3 metros de largura em direção ao centro da pista. Confeccionada em concreto armado, ela possui piso rígido, acabamento ranhurado, permitindo frenagem mais segura, e 3% de inclinação, permitindo o escoamento, para a sarjeta, das águas pluviais, evitando empoçamento.

Além disso, a rua está ganhando 19 ipês-amarelos, ampliando para 36 árvores a vegetação já existente nessa rua.

A Azevedo Sodré também já conta com reforço de 45% na iluminação, graças à substituição das 35 luminárias de LED de 210 Watts por outras de 240 Watts. Os serviços foram iniciados no começo do mês passado e concluídos no último dia 20.

A revitalização da Azevedo Sodré, entre a Washington Luís e a Conselheiro Nébias, tem por objetivo fortalecer a vocação comercial da rua e impulsionar o desenvolvimento urbanístico, econômico e social da cidade.

O projeto da Prefeitura envolveu a criação de um sistema de drenagem auxiliar, aumentando a capacidade atual da rede; embutimento dos cabos de telefonia e internet, além de novas guias, sarjetas, calçadas acessíveis e pavimentação asfáltica.

As obras foram precedidas por intervenções da Sabesp, que substituiu, por tubos de PVC (cloreto de polivinil) de 100 milímetros, a antiga tubulação de ferro fundido da rede de água, melhorando as condições de abastecimento na área. Foram trocados 250 metros lineares de rede de cada passeio.

Para minimizar os transtornos para moradores e comerciantes, as obras foram realizadas em três etapas (originalmente, seriam quatro).

O primeiro segmento, entre a Washington Luís e a João Pinho, foi concluído e liberado para o tráfego local em 13 de julho.

O segundo, inicialmente entre a Eloy Fernandes e a Firmino Barbosa, foi ampliado da João Pinho até a Valdomiro Silveira e concluído em 18 de setembro.

As obras, a cargo da empreiteira Fortnort, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 6.393.554,17, sendo R$ 3.977.217,90 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Governo do Estado, e o restante de recursos municipais.