Linhas concedidas de metrô e trem transportaram cerca de 49 milhões de passageiros no mês de outubro

No mês de outubro, a ViaMobilidade e ViaQuatro, concessionárias de trem e metrô que atendem a capital e Região Metropolitana de São Paulo, transportaram um total de 48,97 milhões de passageiros. O aumento, com relação ao mesmo mês do ano anterior, foi 3%.

O levantamento leva em conta o transporte de passageiros realizado em dias úteis e nos finais de semana do mês, nas quatro linhas concedidas pelo Governo de São Paulo à iniciativa privada: 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • ViaQuatro

    A Linha 4-Amarela de metrô, operada pela ViaQuatro, transportou um total de 16,2 milhões de passageiros durante o último mês, entre as estações Vila Sônia Professora Elisabeth Tenreiro e Luz. No comparativo com o mesmo período de 2022, houve um crescimento de 3,4%.

    Durante os dias úteis da semana (segunda a sexta-feira), a média de passageiros transportados em outubro foi de 644,3 mil. A empresa é responsável pela operação de 11 estações.

    ViaMobilidade

    A concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação das linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, transportou 32,8 milhões de passageiros no mesmo período.

    A linha metroviária 5-Lilás registrou a entrada de 12,9 milhões de usuários em suas 17 estações, que ligam o bairro de Capão Redondo à Chácara Klabin. O trecho teve alta de 6,8%, no comparativo. Durante os dias úteis, a média de pessoas que utilizam a linha foi de 546,4 mil.

    Já as linhas ferroviárias 8-Diamante e 9-Esmeralda transportaram 8,5 milhões e 10,5 milhões de passageiros no último mês, respectivamente. No período, foi registrado um decréscimo de 1,3% (Linha 8) e um aumento de 1,2% (Linha 9). A média de pessoas transportadas de segunda a sexta-feira foi 338,6 mil e 423,4 mil durante o último mês.

    A Linha 8-Diamante conta com 22 estações e liga Amador Bueno, em Itapevi, à estação Júlio Prestes, no centro da capital. Já a Linha 9-Esmeralda, com 20 estações, liga Mendes-Vila Natal à Osasco.