A ViaMobilidade realiza neste domingo, 19 de novembro, na Linha 5-Lilás, a maior troca de trilhos em um único dia da história do metrô paulistano: será 1 quilômetro de via trocada da meia-noite até 18h, entre as estações Giovanni Gronchi e Campo Limpo. Por estratégia operacional, a ação acontece na véspera do feriado do Dia da Consciência Negra, aproveitando o menor fluxo de passageiros.
Durante os trabalhos de manutenção, os trens circularão em via única no trecho entre Santo Amaro e Capão Redondo, com velocidade reduzida, enquanto ocorre a substituição dos trilhos no lado oposto.
A ação de manutenção será dividida em duas etapas. Na primeira, de meia-noite às 6h, a troca de 450 metros de trilhos acontece entre as estações Giovanni Gronchi e Vila das Belezas, na plataforma 1, sentido Capão Redondo. Em seguida, pelo mesmo lado, os trabalhos se concentram em outro trecho, desta vez entre as estações Vila das Belezas e Campo Limpo, com 580 metros de extensão.
Essa troca supera o recorde anterior no metrô paulistano, obtido também pela ViaMobilidade na Linha 5-Lilás, em abril deste ano, quando houve a substituição de 680 metros de trilhos em um único dia, na via 2, entre as estações Giovanni Gronchi e Vila das Belezas. Na oportunidade, a ação também foi realizada em um domingo anterior a um feriado, no caso, o Dia do Trabalhador, em 1º de maio. As equipes conseguiram realizar a tarefa em aproximadamente sete horas.
Operação de Linha 5-Lilás no domingo
Entre as estações Chácara Klabin e Santo Amaro, os trens operam normalmente em duas vias. No domingo, para seguir viagem sentido Capão Redondo (percurso que conta com paradas em Giovanni Gronchi, Vila das Belezas e Campo Limpo), o passageiro precisará trocar de metrô, passando da plataforma 2 para 1 em Santo Amaro, onde haverá uma composição para realizar o restante do trajeto, até o término da manutenção.
Para auxiliar no fluxo, a estratégia operacional será informada durante todo o dia na estação e no interior dos trens, por meio de avisos sonoros, assim como pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) da concessionária.
MOBILIDADE SAMPA
Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:
Deixe seu comentário