25.6 C
São Paulo
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Tarcísio de Freitas sinaliza aumento da tarifa no Metrô e na CPTM

O governador Tarcísio de Freitas tem sinalizado que deve aumentar o valor da tarifa dos trens do Metrô de São Paulo e da CPTM em 2024.

A tarifa está congelada desde janeiro de 2020 em R$ 4,40 e, segundo o Tarcísio, a falta de reajuste prejudica a situação financeira das empresas públicas, como Metrô e CPTM.

“A tarifa está congelada há muito tempo e a gente tem que começar a fazer conta. Ou eu repasso alguma coisa pra tarifa ou a gente permanece com ela congelada e eu aumento o subsídio. Quanto mais tempo a tarifa ficar congelada, mais subsídio a gente a gente vai ter”, defendeu.

“Quando entra mais subsídio, vou ter que tirar de algum lugar. O orçamento é finito. Vou ter que tirar de alguma política pública. Vou ter que colocar na balança qual é a política pública que vai pesar mais. Porque não tem almoço de graça”, afirmou.

Ainda de acordo com o governador, a tarifa não subiu, mas o custo de operação do sistema, sim. “Eu tenho uma responsabilidade contratual de manter o sistema operando. Até porque as empresas públicas, Metrô e CPTM, não vão ter solvência financeira se não houver repasse. E o fato da tarifa estar congelada há muito tempo vai prejudicar a saúde financeira das empresas”, afirmou.

Apesar da sinalização, o governador disse que ainda não tem uma decisão final sobre o reajuste tarifário para o próximo ano. Ele disse que a decisão final deve sair no final de dezembro.

O Prefeito Ricardo Nunes, que vai tentar reeleição em 2024, não quer aumentar a tarifa dos ônibus municipais.

Ambos divergentes neste ponto, já que historicamente, a tarifa dos trens e metrô e dos ônibus da capital, são reajustadas no mesmo valor.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS