Metrô estuda aumento da tarifa para buscar equilíbrio financeiro em suas operações

O Metrô de São Paulo estuda aumentar a tarifa para buscar o equilíbrio financeiro de suas operações.

Segundo o site Metrópoles, a companhia informou aos seus investidores em uma reunião na sexta passada, 10 de novembro.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A tarifa de R$ 4,40 é a mesma desde 2020. Só neste ano, entre janeiro e setembro, a companhia registrou prejuízo acumulado de R$ 915 milhões.

    O prejuízo do Metrô é decorrente da pandemia de Covid-19, quando o número de usuários da rede caiu drasticamente. Mesmo após a crise, a quantidade de passageiros não retornou ao mesmo patamar.

    O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos tem enviado subsídios para manter a operações do Metrô.

    A tarifa de trem e metrô segue o mesmo valor do que é cobrado nos ônibus municipais da capital. A ideia de aumentar a tarifa do transporte sobre trilhos esbarra na gestão Ricardo Nunes, que em ano eleitoral (ele vai tentar reeleição em 2024), não deseja aumentar a tarifa dos ônibus municipais.

    Vale lembrar que Tarcísio de Freitas é aliado de Ricardo Nunes e deve apoiá-lo nas eleições do próximo ano.