ViaMobilidade coloca terceiro novo trem em operação na linha 9-Esmeralda

O terceiro novo trem da ViaMobilidade (A03), foi registrado em operação comercial com passageiros nesta sexta-feira, 13 de outubro, na linha 9-Esmeralda.

O trem faz parte da encomenda de 36 composições fabricadas pela Alstom para operação nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

O A03 entrou em operação neste mês de outubro.

Segundo a concessionária, a quarta e quinta composição (A04 e o A05), estão no pátio passando pelas fases de testes e de comissionamentos. As demais composições seguem sendo fabricadas pela Alstom.

Os trens da série 8900 fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 4 bilhões para os três primeiros anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos. As composições adquiridas pela ViaMobilidade contam com oito carros (vagões).

Tecnologia moderna e itens de conforto

Com design moderno, as novas composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente. Além disso, os trens são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.

Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros.

Além disso, possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.

Os trens também trazem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.