Nesta terça-feira, 03 de outubro de 2023, está prevista uma greve nas linhas do Metrô e da CPTM.
O motivo da paralisação é contra a privatização das linhas das duas empresas para a iniciativa privada.
O ato também terá participação de funcionários da Sabesp, que lutam pelo mesmo objetivo: a não privatização da empresa de abastecimento do estado.
A greve vai afetar as seguintes linhas:
Metrô
- Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi);
- Linha 2-Verde (Vila Madalena – Vila Prudente);
- Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda);
- Linha 15-Prata (Vila Prudente – Jardim Colonial)
CPTM
- Linha 7-Rubi (Jundiaí – Brás);
- Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra);
- Linha 11-Coral (Estudantes – Luz);
- Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana);
- Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto Guarulhos);
- Expresso Aeroporto (Barra Funda – Aeroporto Guarulhos).
Sabesp
Os funcionários da Sabesp garantiram que haverá funcionários de prontidão para atender ocorrências e emergências e que não haverá desabastecimento de água.
Greve no transporte público
A greve nos trens do Metrô e da CPTM começa a partir da 0h de terça-feira, 03 de outubro, com previsão de duração de 24 horas.
Os sindicatos propuseram a trabalhar com catraca livre, ou seja, sem cobrança de tarifa, para não prejudicar o transporte dos passageiros e nem o trânsito. Até o momento o governador Tarcísio de Freitas não se pronunciou sobre o “desafio”.
Na semana passada, a Justiça atendeu ao pedido do Governo de São Paulo para que 100% da frota opere nos horários de pico e 80% nos demais horários. Os sindicatos disseram que vão recorrer da decisão e que a greve está confirmada.
Linhas concedidas vão funcionar normalmente
A operação nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, que já são concedidas, vão acontecer normalmente.
Serviços estaduais terão ponto facultativo nesta terça, dia 03
O Governo de São Paulo determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira, 03 de outubro, em função da paralisação prevista por sindicatos de trabalhadores do Metrô, CPTM e Sabesp.
Rodízio de veículos na cidade de São Paulo
O rodízio de veículos será suspenso nesta terça-feira, 03 de outubro, por causa da greve do Metrô, da CPTM e da Sabesp. Com isso, os veículos com placas finais 3 e 4 poderão circular pela cidade também nos horários de restrição, entre 7h e 10h e 17h e 20h.
Transporte sobre ônibus
O transporte público sobre ônibus gerenciados pela SPTrans e pela EMTU, vão operar normalmente. Também não está prevista nenhuma greve de ônibus em nenhuma região do estado.
De acordo com a SPTrans, haverá reforço na frota de ônibus em toda cidade de São Paulo, sendo que as linhas que atendem estações do Metrô e da CPTM, terão mais atenção.