Prefeitura de São Paulo entrega novas faixas exclusivas de ônibus nas zonas Leste e Sul neste sábado

A Prefeitura de São Paulo informou que serão entregues 3,5 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, neste sábado (28/10), na Rua da Passagem Funda, na Zona Leste, e nas ruas Gabriel Fauré e José Barros Magaldi, na Zona Sul. As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos nas regiões. A estimativa é de que cerca de 76 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

As faixas da Rua da Passagem Funda, em Guaianases, terão 1.420 metros de extensão, por onde 10 linhas irão trafegar. A faixa da Rua Gabriel Fauré será entregue com 170 metros de extensão no sentido bairro que será utilizada por cinco linhas de ônibus. A faixa da Rua José Barros Magaldi terá 1.930 metros de extensão por onde irão trafegar sete linhas. As ruas ficam no Jardim São Luís.

A medida é implantada pelas secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), pela São Paulo Transporte (SPTrans) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 46,3 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 92,6% do total previsto.