Oito estações da CPTM recebem ação em alusão à campanha Outubro Rosa nos dias 14 e 18 de outubro

As passageiras que circularem pelas estações São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), Guaianases, Dom Bosco, Estudantes (Linha 11-Coral), Mauá, Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade) e Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral) no sábado (14) e na quarta-feira (18) terão a oportunidade de receber orientações sobre prevenção contra o Câncer de Mama.

A ação, que é realizada em parceria com o Instituto Proz Educação, busca conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o autoexame e faz parte da Campanha Outubro Rosa. No sábado (14/10) os atendimentos acontecerão das 9h às 12h e 13h às 16h, já na quarta-feira (18/10) os passageiros poderão tirar as dúvidas das 9h às 12h, 13h às 16h e 19h às 22h.

Os alunos da instituição farão medições de pressão arterial e de glicemia – este limitado a 100 medições por estação – em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas. Além disso, a equipe vai prestar informações e orientações sobre prevenção à doença.

Campanha Outubro Rosa

A edição deste ano da Campanha Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama, traz como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. Segundo informações da cartilha do Ministério da Saúde/Instituto Nacional de Câncer (INCA), um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.

O câncer de mama é o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.

Os cuidados com a saúde e o bem-estar são fundamentais para reduzir o risco de câncer de mama, como manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Ações de cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.