Empresa 1 avalia positivamente anúncio de R$ 33 bi em mobilidade urbana para todo o país até 2026

Na segunda-feira (16/10), o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, afirmou que o governo federal pretende investir ou financiar R$ 33 bilhões até 2026 em novos projetos de transporte coletivo em todo o país. De acordo com ele, a escolha será feita a partir de projetos apresentados por governos estaduais, municípios de grande e médio porte, além de autoridades metropolitanas de transportes. A Empresa 1, especialista em tecnologias para o transporte público, avalia positivamente o anúncio e acredita ser um passo fundamental para a transformação da mobilidade urbana no Brasil. 

Para Fábio Juvenal Ferreira, CEO da empresa, com infraestrutura de qualidade e tecnologias de ponta, o transporte público pode se tornar mais eficiente, acessível e sustentável. Ele destaca a importância da governança nas empresas que operam o transporte coletivo no Brasil, especialmente considerando o envolvimento do Estado no financiamento e custeio dos investimentos e operações. 

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Ferreira enfatiza que é crucial estabelecer, monitorar e gerir indicadores de forma confiável para assegurar a aplicação mais eficiente dos recursos públicos. Além disso, acrescenta sobre a necessidade de garantir aos operadores uma remuneração justa e confiável, permitindo-lhes manter a saúde de seus negócios e preservar a qualidade dos serviços prestados.

    “Com a inevitável participação do Estado no financiamento e custeio dos investimentos e operações, há que se ter confiabilidade no estabelecimento, monitoramento e gestão dos indicadores, de forma a que se garanta a mais eficiente aplicação dos recursos, bem como garantir aos operadores uma remuneração justa, de forma confiável, que lhes permita manter a saúde dos seus negócios e consequente preservação da qualidade dos serviços. Nesta esteira, é também muito importante a segurança jurídica dos contratos de concessão”, acrescenta.

    A Empresa 1 tem um amplo histórico de atuação na modernização do transporte público no Brasil. A companhia já implementou soluções em cidades como Florianópolis, Guarapari, Santarém, Colatina, Linhares, Coronel Fabriciano e na Região Metropolitana de São Paulo.

    Com o lançamento da campanha “Moderniza!”, busca ampliar o acesso das operadoras de ônibus a tecnologias de ponta para a modernização de suas frotas. A campanha oferece condições especiais para a aquisição de validadores online, que permitem a aceitação de múltiplos meios de pagamento, integração com AVL (sigla em inglês para Automatic Vehicle Location, ou seja, Localização Automática de Veículos) e telemetria, além de consolidar pacotes de dados, tudo em um só equipamento.

    O objetivo da Empresa 1 é valorizar não apenas a eficiência na gestão de recursos públicos, mas também destacar a importância das tecnologias inovadoras no sistema de transporte coletivo. A iniciativa visa não apenas modernizar as frotas das operadoras de ônibus, mas também promover a adoção de tecnologias de ponta que transformam a experiência no transporte público.  Ou seja, ela não só amplia o acesso das operadoras a tecnologias de ponta, mas também destaca a importância de incorporar inovações em curto, médio e longo prazos.