Neste domingo, 22 de outubro, o Metrô dará continuidade às obras de reforço estrutural em uma das plataformas da estação Penha-Lojas Besni para a instalação de portas de plataformas. Esta etapa precede a instalação da estrutura modular que proporciona mais segurança aos passageiros e reduz o número de interferências que prejudicam a circulação dos trens como, por exemplo, a queda de objetos na via.
Por conta das questões de segurança que envolvem esta atividade, uma das plataformas da estação Penha-Lojas Besni ficará interditada e a circulação dos trens ocorrerá por via singela (via única) e com restrição de velocidade e maior intervalo em toda a extensão da Linha 3-Vermelha, até às 14h.
Durante a interdição, os passageiros devem ficar atentos quanto ao sentido de viagem dos trens. Tanto no sentido Corinthians-Itaquera quanto em direção à Palmeiras-Barra Funda, todos serão atendidos de forma intercalada na mesma plataforma. Os funcionários da estação orientarão o embarque dos passageiros.
Além disso, para informar sobre esta alteração, o Metrô emitirá mensagens sonoras nas estações e nos trens, colocará cartazes nas estações e publicará informativos nas redes sociais.
Estação Penha-Lojas Besni será a nona estação da Linha 3-Vermelha a ter portas de plataforma
Na Linha 3-Vermelha, as estações Vila Matilde, Belém, Bresser-Mooca e Pedro II já contam com estes equipamentos em operação. Nas estações Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera, a instalação mecânica das portas já foi concluída. Agora estes equipamentos estão em fase de comissionamento, no qual são realizados exaustivos testes e protocolos que garantam seu funcionamento em segurança. Já nas estações Guilhermina-Esperança e Carrão-Assaí prosseguem as obras para a instalação de fachadas.
Além destas, as portas de plataforma já foram instaladas pelo Metrô e estão em pleno funcionamento nas 17 estações da Linha 5-Lilás, 11 estações da Linha 15- Prata, duas estações da Linha 1-Azul (Jabaquara e Tucuruvi), e quatro estações da Linha 2-Verde (Vila Prudente, Tamanduateí, Sacomã e Vila Madalena). O Metrô já contratou a instalação de 88 fachadas de plataformas em estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha