Emirates expande colaboração com Neste para fornecimento de combustível sustentável da aviação em 2024 e 2025

A Emirates e a Neste expandiram sua parceria solidificando a colaboração para o fornecimento de mais de 3 milhões de galões de combustível sustentável da aviação da Neste MY em 2024 e 2025. O combustível de aviação sustentável (SAF), misturado com combustível convencional da aviação, será fornecido ao longo de 2024 e 2025 para voos da Emirates que partem dos aeroportos de Schiphol em Amsterdã e Changi em Cingapura.

Com a parceria expandida da Emirates com a Neste, este será o maior volume de SAF adquirido por qualquer companhia aérea baseada no Oriente Médio e na África até o momento. O SAF misturado será composto por mais de um milhão de galões de SAF puro. Isso representa uma proporção de mistura de mais de 30% de SAF puro combinado com combustível Jet A-1 convencional.

Antes do final deste ano, a companhia aérea também vai usar o SAF pela primeira vez em voos a partir de seu hub em Dubai. O SAF reduz as emissões de carbono das viagens aéreas em até 80%* durante o ciclo de vida do combustível quando comparado ao uso de combustível convencional da aviação.

Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline, disse: “O anúncio de hoje é um marco para a Emirates e representa um avanço na aquisição de SAF para as nossas operações. É também uma das várias iniciativas que adotamos para reduzir as nossas emissões de carbono, que incluem aeronaves com eficiência de combustível, intensificando a renovação da nossa frota a partir de 2024, além de impulsionar a eficiência operacional do combustível. Nossa parceria contínua com a Neste também mostra nosso envolvimento ativo e apoio à indústria de SAF de rápido desenvolvimento, e esperamos que a demanda robusta da Emirates e de outras companhias aéreas incentive a expansão do SAF e de outras tecnologias emergentes de propulsão limpa.”

Alexander Kueper, vice-presidente da unidade de negócios de aviação renovável da Neste para a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), disse: “O combustível sustentável da aviação é uma solução prontamente disponível para reduzir as emissões de gases de efeito estufa das viagens aéreas. Estamos orgulhosos com a expansão da nossa cooperação com a Emirates em 2024, pois estamos aumentando nossa produção global de SAF e continuamos apoiando seu compromisso com a redução de emissões, fornecendo o combustível sustentável da aviação da Neste MY.”

No início deste ano, a Emirates, em parceria com a Neste e outros grupos de interesse do setor, concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração com SAF 100% na região, utilizando uma aeronave Boeing 777-300ER operando com SAF 100% em um motor. A companhia aérea fez avanços significativos com seus parceiros do setor nas exigências de análise técnica e certificação para a padronização e futura aprovação de voos com SAF 100%.

O primeiro voo da companhia aérea com SAF misturado com combustível convencional da aviação ocorreu em 2017, em Chicago. Desde então, a companhia aérea também utilizou SAF em voos de Estocolmo e atualmente opera voos de Paris, Lyon e Oslo com SAF misturado.

A Emirates tem promovido uma série de grupos de trabalho do setor e do governo dos Emirados Árabes Unidos e está em discussão contínua com vários grupos de interesse para ajudar a expandir a produção e o fornecimento de SAF. A companhia aérea, com o apoio da GCAA (autoridade da aviação civil dos Emirados Árabes Unidos), desempenha um papel ativo no desenvolvimento do ambicioso roteiro de combustíveis power-to-liquid (PtL) dos EAU, que tem o apoio do Ministério da Energia e Infraestrutura dos EAU e do Fórum Econômico Mundial, além de contribuir para o Roteiro Nacional de Combustível Sustentável da Aviação dos Emirados Árabes Unidos lançado em janeiro de 2023 pelo Ministério de Energia e Infraestrutura e GCAA.

*Quando usado puro (sem mistura) e calculado com metodologias estabelecidas de avaliação do ciclo de vida (ACV), como a metodologia CORSIA.