Uma das profissões mais antigas do país, neste dia 20 de outubro é comemorado o “Dia do Maquinista”.
O maquinista é o profissional responsável pela condução de trens, sejam eles de passageiros ou de carga.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Quem atua nessa função pode trabalhar em vários tipos empresas, como companhias de mineração, transporte de cargas e empresas que transportam passageiros em uma mesma cidade ou em trechos intermunicipais.
Neste dia do maquinista, nosso personagem é um profissional que está há mais de 30 anos no setor ferroviário. Começou sua carreira na ferrovia ainda na época da Fepasa, e hoje é um dos responsáveis na operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade.
Em 06 de abril de 1979, Obadias de Souza deu início a sua jornada na ferrovia. Começou como ajudante geral na antiga estação Barra Funda pela então Ferrovia Paulista S/A (Fepasa).
Ao longo de 15 anos, Obadias atuou como ajudante geral, bilheteiro, agente operacional, entre outros cargos dentro da extinta empresa. No ano de 1994 surgiu a oportunidade de se tornar maquinista, na época acontecia a transição das operações da Fepasa para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Pela CPTM, Obadias atuou em diversas linhas, conduzindo as mais variadas séries de trens que a empresa possuí e já possuiu. Seu trem favorito? O saudoso série 5000 (Fepasão).
Próximo da aposentadoria, Obadias foi convidado pela concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9, para ser um dos maquinistas da nova gestão das linhas de trem metropolitanas.
Conhecido por seus colegas de trabalho, Obadias compartilha diariamente o seu conhecimento com os recém-chegados à profissão, e conta que o segredo de tudo é ter respeito à história de uma das profissões mais antigas do mundo, amor pelo que faz e saber que você conduz vidas, seja para o lazer ou para o trabalho.
Cordial, Obadias é muito querido entre os pares. Durante visita de sites especializados, conduziu um dos trens da concessionária e nos explicou como funciona toda a operação de uma composição.
O Sr. Obadias é uma enciclopédia viva e atuante da ferrovia. Ao longo de todos esses anos atuando, pode acompanhar o avanço da tecnologia do setor, seja em sistemas de controle dos trens, até na modernidade de cada composição. Ele que conduziu os trens “Toshibas”, oriundos da antiga extensão da linha 8-Diamante, atualmente fora de operação, hoje conduz o que há de mais moderno na ferrovia paulista, sendo os trens da série 8900.
Os mais jovens chamam o Sr. Obadias de Souza de “lenda da ferrovia”, e sua história deixa muito claro o motivo.
A todos os maquinistas, o Mobilidade Sampa deseja um feliz dia!