A partir desta quarta-feira, 11 de outubro, a CPTM irá liberar o acesso de veículos e pedestres ao Viaduto Paulo Guilguer Reimberg, obra viária que faz parte do projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda, atualmente administrada pela ViaMobilidade.
A passagem de carros e pedestres pelo local será liberada para que a CPTM possa concluir as obras do entorno do viaduto, além das alças de acesso, e será feita com toda a segurança necessária. Atualmente, os carros que passam pela região precisam utilizar um desvio.
Com 94,5 metros de extensão, o Viaduto Rodoviário Paulo Guilguer Reimberg será uma transposição rodoviária sobre a Linha 9-Esmeralda e permitirá um melhor fluxo dos veículos para à Avenida Senador Teotônio Vilela, que é o principal eixo viário da região. A Avenida Paulo Guilguer Reimberg dá acesso ao atual Terminal de Ônibus Varginha da SPTrans, localizado na interseção com a Avenida Senador Teotônio Vilela.
As obras tiveram investimentos da ordem de R$ 22 milhões e incluem, além da construção propriamente dita, itens como muros de contenção, drenagens, remanejamentos de interferências e desvio provisório.
A previsão da CPTM é que todas as obras do viaduto estejam concluídas ainda no segundo semestre de 2023, assim como a Estação Varginha, cuja demanda prevista é de cerca de 52 mil passageiros por dia útil, sendo 4.000 passageiros lindeiros e 48.000 por meio de integração com as linhas de ônibus da SPTrans.
Localizada na divisa com Parelheiros, a estação atenderá a população dos bairros Varginha, Vila Natal, Granja Nossa Senhora Aparecida, Jardim Maria Amália, Jardim Maria Fernandes e Jardim Guanabara.