Para promover a integração dos bairros ao BRT Campo Grande, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) segue ampliando o atendimento das linhas alimentadoras. Nesta segunda-feira, 30 de outubro, passou a circular a linha 235, criada para ligar o Residencial Sirius ao Terminal Satélite Íris, de onde os usuários podem realizar a integração com as linhas BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26 para um deslocamento mais ágil pelo corredor exclusivo.
A 235 opera com dois veículos e intervalos de 18 minutos, nos horários de pico, em dias úteis. Inicia a operação às 4h25 na Avenida Antônio Carlos do Amaral e as viagens serão encerradas à 1h no bairro. A primeira partida do Terminal Satélite Íris será às 4h33, em dias úteis.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Com esta, serão cinco alimentadoras criadas pela Emdec após o início da nova operação do BRT Campo Grande – 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I) e 234 (Satélite Íris III).
Também a partir desta segunda-feira (30/10), a frota das linhas alimentadoras 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I) e 234 (Satélite Íris III) foi reforçada. Elas agora circulam com dois veículos nos horários de pico, em dias úteis, com redução nos intervalos destes períodos.
Os intervalos da 232 passam de 30 para 15 minutos, nos horários de pico. Ela inicia a operação no bairro às 4h25, na Rua Orlando Signorelli; e as viagens serão encerradas à 0h55. A primeira partida do Terminal Satélite Íris será às 4h40, em dias úteis.
A linha 233 terá os intervalos reduzidos de 35 para 18 minutos, nos picos. Ela inicia a operação no bairro às 4h30, na Rua Antônio Carlos do Amaral; e as viagens serão encerradas à 0h42. A primeira partida do Terminal Satélite Íris será às 4h42, em dias úteis.
Os intervalos da 234 passam de 35 para 18 minutos, nos horários de pico. Ela inicia a operação no bairro às 4h30, na Rua Percy Cornélio; e as viagens serão encerradas à 0h55. A primeira partida do Terminal Satélite Íris será às 4h40, em dias úteis.
As linhas alimentadoras 226 e 227 também tiveram o início da operação antecipado, em dias úteis, para às 4h30 (da Rua Heitor Lacerda Guedes) e 4h25 (da Avenida Nelson Ferreira de Souza), respectivamente.
Confira os locais de parada da nova linha 235: ruas Antônio Cardoso, Lúcio Esteves, Mauro Costa Pereira, Antônio Carlos do Amaral, Helenira de Souza Nazareth, José Humberto Bronca, Armando Pinareli, Bento Rodrigues Coelho, Vera Lúcia Tognollo Oggio, José Pacheco e Leonor Martins Mansur.
Medida considera aumento da demanda
Os ajustes na nova operação do BRT Campo Grande estão sendo realizados a partir da demanda de passageiros e do crescimento da adesão ao BRT. A criação de novas linhas alimentadoras antecipa o futuro sistema de transporte público coletivo, que será tronco-alimentado.
O intuito é que os usuários migrem das linhas convencionais (que tiveram o tempo de percurso ampliado com a saída do corredor exclusivo) para as linhas alimentadoras, que possuem trajeto mais rápido entre os bairros e o Terminal Satélite Íris. E a partir deste ponto, utilizem uma das linhas BRT, integração que viabiliza um deslocamento mais rápido pelo corredor exclusivo.
Nova operação BRT Campo Grande
Na sexta (20/10), o BRT Campo Grande ganhou três novas linhas – duas semiexpressas BRT21 e BRT26; e uma paradora BRT25. Além disso, a operação da linha BRT20, criada em novembro de 2022, foi ampliada. Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec.