Um comparativo entre a operação das linhas paradoras do BRT Campo Grande e convencionais mostra um ganho de tempo de até 26 minutos na circulação pelo corredor exclusivo. Os dados comparativos são da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), relativos aos horários de pico da manhã, no sentido Centro, registrados no último dia 23 de outubro.
A comparação entre as linhas 212 (Terminal Itajaí) e a BRT20 mostra que os usuários que aderiram ao BRT economizaram entre 18 e 26 minutos, no trajeto entre o Terminal Campo Grande e a avenida Anchieta (Prefeitura), entre 6h18 e 7h22.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
As duas linhas atendem ao Corredor Central (Rótula), mas desde o dia 16 de outubro, a 212 está circulando nas marginais da Avenida John Boyd Dunlop (JBD), com maior tempo de percurso. A BRT20 é paradora e circula com mais agilidade pelo corredor exclusivo do BRT. Ela atende todas as 13 estações do corredor, passando pelo Satélite Íris e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central/Rótula.
Já a comparação entre as viagens realizadas pelas linhas 229 (Jardim Florence II) e BRT25, entre o Terminal Satélite Íris e a Avenida Anchieta (Prefeitura) aponta ganho de tempo entre 8 e 23 minutos, na faixa horária entre 6h47 e 7h37. A linha BRT25 é paradora, parte do Satélite Íris, atendendo às 10 estações a partir deste ponto; e chega até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula).
Além de terem mais agilidade no deslocamento, as linhas BRT também oferecem mais conforto, com estações mais modernas e acessíveis.
Confira o comparativo entre as linhas e o tempo economizado pelos usuários nas novas linhas BRT:
Linhas BRT ganham reforço
A partir desta quinta-feira, 26 de outubro, as linhas BRT ganharão mais reforços na operação. A frota da BRT20 passa a operar de 11 para 13 veículos nos horários de pico da manhã; e 12 no pico da tarde, em dias úteis. Também haverá reforço na frota da linha semiexpressa BRT21, que passa de cinco para seis veículos no pico da tarde, em dias úteis. Além disso, o primeiro horário de partida da BRT21 do Terminal Mercado, no pico da tarde, será antecipado para às 15h42.
Outra medida adotada pela Emdec na operação realizada aos sábados é que, a partir do dia 28 de outubro, a linha BRT20 irá operar com veículos articulados, nos dois sentidos de circulação, até a viagem programada para às 14h25 (sentido Centro – bairro). A medida atende à demanda identificada aos sábados e oferece mais conforto aos usuários, já que os articulados comportam mais passageiros.
Na sexta (20/10), o BRT Campo Grande ganhou três novas linhas – duas semiexpressas BRT21 e BRT26; e uma paradora BRT25. Além disso, a operação da linha BRT20, criada em novembro de 2022, foi ampliada. Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec.