A Prefeitura de São Paulo dará início na quinta-feira (12/10) às obras para recuperação e contenção da pista da Avenida do Estado, sentido Ipiranga, na altura do Mercado Municipal. A ordem de serviço foi assinada em 16 de agosto, quando teve início o desenvolvimento dos projetos de engenharia e dos desvios de tráfego necessários. As obras irão se estender por nove meses.
O local foi vistoriado e técnicos da Prefeitura constataram a movimentação da parede de contenção que separa a Avenida do Estado do Rio Tamanduateí, além do processo de solapamento da pista. As análises técnicas realizadas no local mostram bolsões de água e rompimento de redes subterrâneas.
O trecho que passará por obras se estende por cerca de 240 metros, entre a Avenida Mercúrio e o Viaduto Diário Popular. Serão executadas a recuperação e estabilização das paredes de contenção e das redes subterrâneas de infraestrutura. Os trabalhos garantem a estabilidade de todo o trecho da Avenida do Estado e do prédio do Mercado Municipal, edifício com mais de 90 anos e tombado pelo patrimônio histórico.
As fases da obra
Para garantir o bom fluxo do trânsito na região, a primeira medida a ser tomada será o tamponamento provisório do solapamento na esquina das avenidas Mercúrio e do Estado. Esse trabalho será concluído ainda durante o feriado.
Na segunda-feira (16/10), a faixa da direita da Avenida do Estado, sentido Ipiranga, na altura do Mercado Municipal, será interditada. Duas faixas permanecerão livres para o tráfego de todos os tipos de veículos. No local serão executados os trabalhos de estabilização do solo em toda a lateral do mercado, garantindo a estabilidade do prédio. Essa etapa deverá durar entre 30 e 40 dias.
A próxima etapa será a cravação de perfis metálicos no eixo da pista e na lateral do Mercado Municipal, para readequação do pavimento das duas faixas da direita.
Posteriormente, a faixa da direita será liberada para o tráfego, e a da esquerda será interditada, mantendo duas livres para o tráfego. Nesta etapa será executada a estabilização da parede de contenção, readequação da infraestrutura subterrânea, reforço do subsolo e do pavimento. Terminada esta etapa, os mesmos serviços serão executados na faixa junto ao prédio do Mercado. Por fim, toda extensão da obra receberá novo pavimento asfáltico e nova sinalização viária.
Operação de trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai ativar o desvio operacional de trânsito na segunda-feira (16/10). Os veículos de passeio, que seguem pela Avenida do Estado no sentido Ipiranga, terão como alternativa a Rua Carlos de Sousa Nazaré, à direita, e, em seguida, à esquerda, a Rua da Cantareira.
Os motoristas poderão retornar para o seu percurso original virando novamente à esquerda na Rua Comendador Assad Abdalla e à direita retornando para a Avenida do Estado; ou à esquerda na Rua Doutor Itapura de Miranda e à direita retornando também para a Avenida do Estado; ou ainda à esquerda na Rua Cavalheiro Basílio Jafet para aqueles que pretendam seguir em direção ao Parque Dom Pedro.
Para reforçar a orientação dos condutores que transitam pela Avenida do Estado, sentido Ipiranga, a CET vai alertar, desde a Marginal Tietê, por meio de faixas de vinil e Painéis de Mensagens Variáveis Móveis, sobre a execução das obras emergenciais em frente ao Mercado Municipal.