Prefeitura de Sorocaba e Urbes anunciam instalação de 30 novos abrigos de ônibus e a reforma de 70 por meio do programa “Adote Sorocaba”

O programa municipal “Adote Sorocaba”, iniciativa da Prefeitura, coordenada pela Secretaria do Gabinete Central (SGC), firmou parceria com a empresa Manchester Outdoor Ltda., para viabilizar a instalação de 30 novos abrigos de ônibus, além de reformar mais 70 dispositivos que atendem ao transporte público nas principais ruas e avenidas da cidade.

Os novos abrigos seguem o padrão adotado pela Urbes – Trânsito e Transportes, com equipamentos modernos, mais duráveis, com cobertura ampla para proteger da chuva e do sol. Também dispõem de espaço próprio para cadeirante, quatro bancos e iluminação fotovoltaica (solar).

Viabilizado pela Lei Municipal nº 12.494, de 13 de janeiro de 2022, o programa “Adote Sorocaba” permite que espaços públicos, como parques, chafarizes, praças, quadras e centros esportivos, academias ao ar livre, canteiros, vias públicas, museus, bibliotecas, monumentos, além de Ecopontos e outras áreas públicas possam ser “adotados” por pessoas físicas e jurídicas.

“A equipe responsável pelo programa tem dedicado esforço diário para que novas parcerias sejam concretizadas. Nossa cidade está avançando cada dia mais e firmamos o compromisso de mantê-la linda e conservada, como todo sorocabano merece. O ‘Adote Sorocaba’ proporciona um ganho enorme, tanto para a população, na garantia de espaços públicos que promovam o bem-estar e a qualidade de vida, quanto para o adotante, que tem a oportunidade de divulgar sua imagem institucional”, ressaltou a secretária do Gabinete Central, Samyra Toledo.

As vias que receberão os novos abrigos são: Rua Coronel Nogueira Padilha, Estrada José Celeste, Rua Chile, Rua Peru, Avenida Adão Pereira de Camargo, Avenida General Osório, Rua Waldomiro de Almeida Barros, Avenida Santa Cruz, Avenida Comendador Camilo Júlio, Avenida Fernando Stecca e Avenida Victor Andrew.

“Essa iniciativa também é mais uma ação voltada à constante melhoria do transporte público em Sorocaba. As novas instalações e reformas trarão ainda mais conforto e qualidade no serviço que é prestado pela Urbes”, destacou o diretor-presidente da empresa, Sergio Barreto.

O termo firmado entre a Administração Pública e a empresa Manchester contempla a revitalização de abrigos localizados em movimentadas ruas e avenidas, como: Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Avenida Dr. Armando Salles de Oliveira, Avenida Barão de Tatuí, Avenida Dr. Eugênio Salerno, Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, Avenida Dom Aguirre, Avenida Pereira da Silva, Avenida Washington Luís, Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, Avenida Pereira Inácio, Avenida Rudolf Daffener, Avenida Roberto Simonsen, Avenida Sadrac de Arruda, Avenida Independência, Avenida João Wagner Wey, Avenida Comendador Pereira Inácio e Avenida Américo de Carvalho.

Como funciona o programa?

O interessado que adotar um espaço público, por meio de Termo de Adoção, assume o compromisso de cuidar desse local e propor melhorias, por meio de um Programa de Trabalho que deve ser apresentado pelo interessado e aprovado pela Prefeitura de Sorocaba.

Em troca, terá o direito, se desejar, de instalar engenho publicitário voltado à comunicação e ao fortalecimento de sua imagem institucional; utilização de frases e imagens relativas ao espaço adotado para a divulgação das ações executadas, além de utilização do local para atividades institucionais temporárias, desde que previamente analisados e autorizados pela Prefeitura.

Mais informações sobre como participar do programa “Adote Sorocaba” podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3238-2501 ou, ainda, pelo e-mail: adotesorocaba@sorocaba.sp.gov.br.