Metrô, CPTM e EMTU terão operação especial durante feriado do Dia da Independência

As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

CPTM E METRÔ

Na quinta-feira, 07 de setembro, a CPTM atenderá os passageiros com intervalos semelhantes aos de domingo. Para facilitar o retorno das pessoas que ao longo do dia vão se dirigir ao Autódromo de Interlagos, a CPTM vai manter trens circulando e todas as 57 estações abertas para desembarque durante a madrugada da sexta-feira, dia 8. O intervalo entre os trens será ajustado para atender a demanda de passageiros.

Metrô vai funcionar com a frota utilizada nos finais de semana, com monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) para colocar mais trens, se necessário. A operação funcionará até à meia-noite para embarque e desembarque, após esse horário, a empresa trabalhará com a estratégia de oferta ininterrupta de viagens para o desembarque de todos os passageiros

Na sexta-feira, dia 08, tanto na CPTM quanto no Metrô, respectivamente a partir das 4h e das 4h40, às estações serão reabertas para entradas e a oferta de trens e os intervalos programados serão os mesmos realizados nos dias úteis.

EMTU

Na quinta-feira, dia 07, feriado do Dia da Independência, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a mesma programação de viagens praticadas aos domingos. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site da EMTU (clique aqui) ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

BILHETES

Os passageiros que vão participar dos eventos deste feriado podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via WhatsApp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda espalhados pela Capital e região metropolitana e que aceitam dinheiro neste tipo de compra. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site do TOP (clique aqui).

BIKES

Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.