Com a subida do petróleo no mundo, o uso do carro é cada vez mais associado a uma vida de classe média, ficando sempre a classe mais baixa com o uso dos transportes públicos ou transportes coletivos. No entanto com o paradigma desse aumento muita classe média tem aproveitado a nova mobilidade para deixar de usar o carro, e o reforço dos transportes públicos também tem ajudado a que solidificar uma posição alternativa e mais amiga do ambiente.
O transporte público no Brasil
Quando pensamos no transporte coletivo de pessoas no Brasil, pensamos num sistema que é ruim e ineficiente, criando muitos problemas para quem depende dele todos os dias. Assim, é importante percebermos a eficiência do transporte público em cada estado ou cidade, porque pode ser melhor em uns locais e pior noutros. No entanto, o transporte público no Brasil, sendo por vezes menos eficiente, ele cria um problema de deslocação para quem precisa ir trabalhar todos os dias e tem sérias dificuldades para chegar no emprego.
A alternativa aos transportes públicos
Devido ao fraco transporte público existem te em algumas zonas do Brasil, muitos usuários do transporte coletivo procuram alternativas mais econômicas como o “car sharing” (partilha de carro com outra pessoa ou um colega de trabalho) ou meios de locomoção de uma outra geração, quer sejam elétricos ou uma bicicleta.
E isso acontece devido ao aumento do petróleo, conforme pode confirmar em petroleo brent cotação gráfico, pois ele tem aumentado nos últimos anos e com isso aumenta o custo de um automóvel andar na rua.
Mecanismos como a Tarifa Zero podem ser uma realidade, e já existiram vantagens em ter esse serviço online hoje mesmo, pois sabemos que se muitos brasileiros não usam o trem e o ônibus por falta de dinheiro, muitos mais não vão usar carro pelo mesmo motivo.
Transporte elétrico
Uma bicicleta elétrica ou um patinete para locomoção de uma só pessoa são as formas mais comuns de transporte, pois é ideal para pequenas distâncias, pode percorrer um caminho sem grande dificuldade e é amiga do ambiente, podendo depois ser carregada em seu local de trabalho ou em casa no final do dia. Ao usar um dispositivo elétrico diminui sua dependência do petróleo e aumenta sua própria independência.
Trabalho em sua casa
Muitas empresas depois da pandemia estão também incentivando alguns trabalhadores a trabalharem em casa ou a fazerem alguns dias de trabalho em casa e outros na empresa. Isso vai facilitar a gestão de tempo para várias pessoas e permitir que a integração de uma vida mais dedicada à família seja possível mas esse mecanismo está longe de ser uma solução final, podendo apenas ser transitória.
Será que vamos diminuir o consumo do petróleo no Brasil?
A ideia pode ser boa, no entanto num futuro breve o Brasil continuará a depender do petróleo até termos suficientes carros elétricos no país para fazer uma real diferença na obtenção do petróleo. E mesmo que eles existam agora, a rede de eletricidade que serve o Brasil teria que ter uma atualização para suportar todos os carregamentos dos cidadãos. Assim, embora não seja possível ignorar a dependência do petrónio, você como cidadão pode fazer a sua pequena diferença usando um método de locomoção alternativo ao carro e transportes públicos.