Um dos principais equipamentos que serão usados na linha 17-Ouro do Metrô de SP está na fase final de produção

O AMV, específico para monotrilho, compreende um conjunto de equipamentos que agrupados são responsáveis pela mudança de via do modal. Instalados entre duas ou mais linhas, o AMV permite a movimentação e passagem dos monotrilhos de uma via para outra de forma rápida e segura. Ele ficará sobre uma única viga metálica segmentada e é totalmente automatizado. O projeto executivo da fabricação foi desenvolvido na China e compatibilizado para o Brasil. “Fizemos todo um trabalho de “Tropicalização e para isso uma houve uma total integração entre os engenheiros e técnicos da Skyrail SP e da BYD na China”, diz o engenheiro Edverges Albuquerque, que faz parte da equipe de Sistemas da BYD Skyrail.

O material principal para a fabricação do AMV é o aço. Todos os testes e procedimentos de fabricação são submetidos à Companhia do Metropolitano para aprovação e validação. “Após a fabricação da estrutura, realizamos testes e inspeções rigorosas, seguindo os padrões e procedimentos do Metrô, antes que o equipamento seja enviado à obra”, explica Alexandre Barbosa, diretor técnico da BYD Skyrail.

A produção dos AMVs 11 e 13, que ficarão no pátio central da Linha 17, começou em maio na cidade de Sertãozinho, a 400 km de São Paulo, e está na fase final. Os demais equipamentos também estão em fase de produção e seguem o cronograma estabelecido. Em toda a extensão do monotrilho da Linha 17-Ouro serão instalados 36 conjuntos de AMVs, sendo 19 ao longo da via e 17 no Pátio.

Na última sexta-feira, a fábrica recebeu a visita do diretor de engenharia e planejamento do Metrô de São Paulo, Paulo Sergio Meca; do gerente do Empreendimento da Linha 17, José Arapoty e do diretor técnico da BYD Skyrail, Alexandre Barbosa. Além de outros engenheiros e responsáveis técnicos do Metrô que puderam conhecer de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da BYD Skyrail.

Foto: Divulgação

Novo monotrilho da Linha 17-Ouro

Trem da Linha 17-Ouro (Foto: Divulgação)

A BYD Skyrail é responsável por fornecer os 14 trens, na primeira fase, para a futura Linha 17-Ouro, que ligará o Aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi.

Os trens do monotrilho da Linha 17-Ouro estão sendo construídos na fábrica da BYD em Guang’na, na China. Trata-se de um veículo sustentável, sem emissão de poluentes. Ao todo, são 14 trens, que são formados por cinco carros cada.

Os veículos contam com tecnologia de ponta, design moderno e possuem funcionamento totalmente automático, sem necessidade de operador. Cada composição do novo monotrilho terá ao todo 60,8 metros de comprimento por 3,25 metros de largura.

Os trens da BYD Skyrail operam com tração elétrica, sustentadas por pneus que andam sobre vigas de concreto de 80 centímetros de largura. Em seu interior, o trem terá 114 assentos em cada composição e capacidade de transportar cerca de 600 pessoas de forma confortável.

O Skyrail SP é equipado com uma bateria de tração, que funciona como fonte de energia reserva para o veículo, garantindo assim que o trem chegue à próxima estação, mesmo que haja interrupção no fornecimento de energia.

Os sistemas de segurança contam com câmeras, intercomunicadores, sistema de detecção de incêndio e janelas basculantes, atendendo às normas de segurança.