Trem entre São Paulo e Campinas terá investimento do novo PAC

O trem que ligará São Paulo até Campinas, no interior paulista, vai receber investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 11 de agosto, pelo presidente Lula durante uma cerimônia sobre o PAC.

O Trem Intercidades deve percorrer os 101 km entre São Paulo e Campinas no tempo previsto de 1 hora e 4 minutos, atendendo também as cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos.

A proposta é que as viagens do serviço expresso tenham intervalos de 15 minutos nos horários de pico.

De acordo com o governo, o novo PAC vai investir R$ 179,6 bilhões somente no estado de São Paulo, e R$ 1,3 trilhão em todo o Brasil até 2026. Além de retomar obras paradas, o projeto também contempla a aceleração de obras em andamento e novos investimentos.

Trem Intercidades

O serviço está previsto três ligações, sendo elas:

  • Serviço Expresso (Trem Intercidades): São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí;
  • Serviço Linha 7 Inicial e o Serviço Linha 7-Rubi: conectam a Estação Barra Funda, em São Paulo, a Jundiaí, e atende às cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista;
  • Serviço TIM (Trem Intermetropolitano): vai de Jundiaí a Campinas, e atende também Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Rafael Benini, Secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), informou que o serviço intermetropolitano, com paradas em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, estará em funcionamento até 2029, enquanto o trem expresso, que prevê apenas uma parada de dois minutos em Jundiaí, deve começar a operar até 2031.

Para a realização do serviço expresso, o edital prevê que a empresa implante trens cuja velocidade máxima chegue a 140 km/h – o que é considerado média velocidade.

O projeto também inclui a implantação de um serviço metropolitano entre Campinas e Francisco Morato, e estabelece atendimentos a outros municípios do interior paulista como Louveira, Valinhos e Vinhedo. A extensão dessa operação seria de 65,8 km, com nove estações e velocidade comercial de 56 km/h – a estimativa é que o tempo de viagem dure 55 minutos.

O estado prevê que o serviço expresso (SP e Campinas em 64 minutos) seja atendido por um trem com capacidade para 800 passageiros, operando em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico.

A expectativa do projeto é atender até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços.