Transportes Metropolitanos promovem mutirão para diagnóstico gratuito de catarata

A CPTM e a EMTU, empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, participam do Mutirão da Catarata, ação do Instituto São Paulo de Ação Voluntária que incentiva a população a realizar exames oftalmológicos para detecção da doença. A campanha é voltada para pessoas acima de 50 anos que residem no Município de São Paulo.

Na EMTU, a ação acontece no dia 15 de agosto nos terminais São Mateus e Jabaquara, das 10h às 16h. A data e o local do exame serão informados posteriormente para os inscritos. Os postos do Instituto São Paulo, que estarão instalados nas plataformas dos terminais, vão contar com agentes voluntários do instituto orientando as pessoas sobre a importância dos exames.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Na CPTM, as ações também terão início no dia 15 de agosto, no mezanino da estação Tatuapé. No local, será possível fazer a pré-inscrição para exames até o dia 15 de setembro ou até o limite de 3 mil inscrições a partir da data de início do mutirão na estação. O horário de atendimento, que é gratuito, será das 10h às 16h, mas somente em dias úteis (sábados, domingos, feriados e na sexta-feira 8 de setembro não haverá atendimento).

    No caso da CPTM é importante destacar que é necessário que o interessado apresente documentos pessoais e de seu acompanhante (Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço).

    Os terminais São Mateus e Jabaquara da EMTU e a estação Tatuapé da CPTM são acessíveis.

    Sobre a catarata

    A catarata é uma das principais doenças oculares, em que a visão fica opaca e ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém existem casos de catarata congênita. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), surgem cerca de 550 mil novos casos por ano.