A CheckMyBus, plataforma internacional de buscas de ônibus interurbanos, realizou estudo sobre a variação no preço das passagens nos trechos mais procurados no Brasil entre 2019 e 2023. Os resultados indicam que as rotas com mais empresas em operação apresentam quedas mais acentuadas no valor médio das tarifas.
O destaque é o trecho Belo Horizonte – São Paulo, onde há o segundo maior número de operadoras entre as rotas analisadas (12 empresas) e a queda nos preços das passagens é de –45% no comparativo entre 2023 e 2019.
A rota Brasília – Rio de Janeiro, por sua vez, possui o menor número de operadoras (5 empresas) e é a única entre os seis trechos analisados com média de preços superior em 2023 em relação a 2019: + 18%. Também apresenta o maior aumento médio entre 2023 e 2022, na ordem de + 41%.
“É uma regra básica que a competição resulta em preços mais baixos. De modo geral, parece que o número de operadoras exerce influência sobre o valor das passagens”, avalia o gerente da CheckMyBus, Abel Bessa. O consumidor ainda está pagando menos pelas passagens em 2023 em relação à 2019 (com exceção do Rio de Janeiro – Brasília).
De acordo com o estudo, é normal que haja reajustes das tarifas com o aumento dos custos operacionais devido ao custo do combustível e dos insumos, por exemplo, além da maior demanda de passageiros após a pandemia. “No entanto, as empresas estão buscando soluções em tecnologia, como a Inteligência Artificial e a precificação dinâmica para permanecerem competitivas e atrair passageiros que buscam alternativas às viagens aéreas e procuram evitar os pedágios nas estradas.”
Segundo Abel Bessa, as inovações e certa abertura do mercado nos últimos anos ofereceram aos passageiros outras opções para encontrar e comparar preços de passagens online direto de um celular. “Para o passageiro, pesquisar, comparar ofertas e serviços é a melhor maneira de encontrar a melhor alternativa”, afirma.
Abertura de mercado beneficia consumidor
A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) avalia o comportamento dos preços das passagens como um dos reflexos da demora no processo de abertura do mercado para a entrada de novas empresas no setor de transporte rodoviário de passageiros no Brasil. Com este olhar, observa-se que o mercado estava fechado até 2019 e as companhias já estabelecidas definiam os preços sem preocupação com a concorrência.
Entre meados de 2019 e março de 2021 teve início o regime de autorizações, que permitiu à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) conceder 22.620 ligações para novas empresas. “O aumento da concorrência certamente contribuiu para uma redução importante das tarifas e beneficiou o consumidor com mais oferta de serviços com qualidade”, analisa André Porto, diretor executivo da Amobitec.
Nos gráficos da pesquisa da CheckMyBus é visível a queda acentuada na média de preços entre 2019 e 2021. O processo de abertura, no entanto, sofreu entraves jurídicos e foi paralisado em março de 2021, restringindo o número de operadoras no transporte rodoviário de passageiros no país. “O cenário permanece inalterado neste aspecto e assistimos a uma escalada gradual dos preços num mercado blindado à concorrência”, avalia Porto.
A aprovação pela ANTT dos pedidos de autorização para oferecer os serviços representaria uma ampliação de 22,1% no total de municípios atendidos, com um aumento potencial de usuários em torno de 9%, o que representa mais de 13,5 milhões de brasileiros.