Com a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais cidades do Brasil em número de ciclovias, Praia Grande tem muito a comemorar no Dia do Ciclista, celebrado em 19 de agosto. O Município se destaca com esta infraestrutura de 98,9 km de ciclovias, que não se resume somente a vias exclusivas a ciclistas, mas também a ações logísticas, obras específicas, atividades educativas e prêmios ganhos. E para marcar a data, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) está realizando desde segunda-feira (14/8) entrega de materiais informativos, com importantes dicas de segurança para quem utiliza bicicleta, em diversos pontos da Cidade.
Já no sábado, dia 19 de agosto, o Dia do Ciclista será marcado por uma ação concentrada na ciclovia da orla do Bairro Caiçara, na altura da Avenida Nossa Senhora de Fátima. A previsão da Setran é que ao longo da semana cerca de 1.500 pessoas passem pelas orientações dos agentes de trânsito. Dentre os locais que já receberam as ações estão as avenidas Presidente Castelo Branco, Presidente Kennedy, Marechal Mallet, Diamantino Cruz Mourão, Ministro Marcos Freire e Dr. Roberto de Almeida Vinhas.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O diretor da Seção de Educação e Segurança no Trânsito, de Praia Grande, Vanderlei de Souza Neto, explicou a importância da ação. “A bicicleta é um veículo e precisa respeitar as regras viárias para evitar acidentes. Nossa intenção é promover a reflexão sobre os perigos resultantes do desrespeito às normas de trânsito”, explicou.
Associação de ciclistas
Além dos eventos oficiais, a Associação Brasileira de Ciclistas está programando uma semana de atividades voltadas ao tema, entre os dias 21 e 27 de agosto, que prevê homenagens (com títulos de “Amigos da Bicicleta”) e passeio ciclístico. Programação completa pode ser solicitada através do email abciclistas768@gmail.com ou telefone (13) 99135-0360.
Ciclovias
Estima-se que um terço da população possua bicicleta e que a utilize como meio de transporte diário (mais de 100 mil pessoas). No período de alta temporada de verão, quando Praia Grande é uma das cidades mais visitadas de todo o País, segundo pesquisa do Ministério de Turismo, esse número aumenta ainda mais.
Amiga da Bicicleta
O Município já recebeu cinco vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela própria Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. Em 2014 pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo no 1º Congresso de Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista. E em 2016, durante o II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, na cidade de Santos. Na ocasião, a Prefeitura também recebeu a medalha “Cláudio Clarindo 2016”, entregue para técnicos e ativistas na área.