Metrô deve receber novas portas de plataforma para a Linha 3-Vermelha em outubro

Um novo lote de materiais para a instalação de portas de plataforma nas estações do Metrô será enviado ao Brasil neste mês de agosto, com chegada prevista para outubro. Os equipamentos que vão para as estações República, Santa Cecília e Marechal Deodoro, todas na Linha 3-Vermelha, foram fabricados nas cidades de Paju e Wanju, na Coreia do Sul. A colocação dessas portas amplia a segurança dos passageiros e aumenta a regularidade na circulação dos trens, com a redução de interferências na via.

Ao todo, serão enviados 24 contêineres de materiais, que foram inspecionados In Loco no mês de julho por uma comitiva de técnicos do Metrô. Eles vão compor oito fachadas de plataformas, sendo duas para Santa Cecília, duas para Marechal Deodoro e quatro para República, que conta com plataformas laterais para desembarque e central para embarque.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Em setembro será feita mais uma inspeção para um novo lote de materiais que compreenderá oito fachadas, atendendo as estações Anhangabaú da Linha 3-Vermelha, Liberdade, São Joaquim e Vergueiro, da Linha 1-Azul. Todas essas estações necessitam de apenas duas fachadas cada, sendo uma para cada sentido da linha.

    Além dessas estações cujos materiais estão a caminho, o Metrô já colocou as portas de plataforma e iniciou a operação em Belém e Bresser-Mooca, além de já ter feito a instalação mecânica nas estações Pedro II, Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, todas na Linha 3-Vermelha. No último fim de semana, foi iniciada a preparação estrutural para a instalação na estação Carrão.

    Após a colocação das portas, a etapa seguinte envolve a preparação eletrônica, sincronização de sistemas e os protocolos para a liberação do certificado de segurança, possibilitando o início da operação automática. A meta é que todas as estações da Linha 3-Vermelha tenham as portas em operação até o fim de 2024. Nas linhas 1-Azul e 2-Verde, as portas devem ser instaladas até 2025.