Os moradores do morro do Ilhéu Alto, no Bom Retiro, serão atendidos com mais ônibus realizando o percurso da linha municipal 102, a fim de reduzir o tempo de espera no ponto de parada e melhorar a mobilidade. A partir do dia 23 de agosto (quarta-feira), três ônibus passam a servir a região. Antes, especialmente fora do horário de pico, o local era atendido com dois veículos, gerando intervalos grandes entre a passagem dos coletivos, de cerca de 55 minutos. Com a mudança, de segunda-feira a sábado, o intervalo médio será de 26 minutos. E, aos domingos, será de aproximadamente 35 minutos.
O prefeito Rogério Santos, em reunião na última semana com a associação de moradores, reforçou a necessidade de aperfeiçoar o atendimento de transporte naquela área e assumiu o compromisso de ofertar mais ônibus para o deslocamento da população local. “É uma região com características diferentes, atendida por uma única linha de transporte, a 102. Os passageiros vêm sendo prejudicados com intervalos extensos, mas agora vamos melhorar a frequência dos veículos, especialmente à noite”.
Os moradores do Ilhéu Alto também solicitaram que o itinerário permaneça o mesmo, a fim de possibilitar a condução até os estabelecimentos de serviço e unidades escolares. Assim, o trajeto de ida permanecerá: Ilhéu Alto, Av. Jovino de Melo, Av. Hugo Maia, Rua João Alberto de Luca, Praça Jerônimo La Terza, Jardim Botânico, Rua Maria Patrícia, Av. Nossa Senhora de Fátima, Rua Iguape, entrando no bairro do Saboó e seguindo pela Av. Martins Fontes e Terminal Valongo.
O retorno seguirá, a partir do Terminal Valongo, pela Av. Visconde de São Leopoldo, Av. Martins Fontes, Ruas Pio XII, Maria Mercedes Féa, Itanhaém, Av. Nossa Senhora de Fátima, Rua Maria Patrícia, Jardim Botânico, Praça Bruno Barbosa, Rua Álvaro Guimarães e Av. Hugo Maia, sentido Ilhéu Alto. As alterações temporárias no itinerário são decorrentes das obras na Rua Álvaro Guimarães. Após a conclusão dos serviços, os ônibus seguirão o percurso original.