Os funcionários da CPTM que atuam na linha 7-Rubi, deverão ser contratados pelo futuro operador após concessão do ramal para a iniciativa privada.
A informação foi dada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, durante sua participação na Comissão de Transportes da Alesp.
A contratação deverá ocorrer, nem que seja por tempo determinado.
Segundo Benini, o futuro operador deverá ficar com os funcionários por um período entre 3 e 5 anos, para manter a operação da linha 7-Rubi nos primeiros anos de concessão.
“Porque o conhecimento que o funcionário da CPTM tem sobre o trilho é uma coisa impressionante e a gente não pode perder isso”, destacou Benini.
O secretário ainda falou sobre o “erro da ViaMobilidade” em não contratar os funcionários da CPTM para manter a operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
“Então você tem razão quando você fala isso que foi um erro da ViaMobilidade quando assumiu de não contratar funcionários da CPTM que tem o maior conhecimento das oficinas.”
O leilão da linha 7-Rubi e do Trem Intercidades (Eixo Norte) foi adiado para o começo de 2024.
Estão previstos três atendimentos para o futuro operador:
Linha 7-Rubi
Trens operando entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato, com intervalo médio entre as composições de 4 minutos.
Trem Intermetropolitano
Trecho entre as estações Francisco Morato e Campinas, passando por todas as estações entre Francisco Morato e Jundiaí, e obedecendo parada nas estações Valinhos, Louveira, Vinhedo até Campinas.
O intervalo entre os trens deverá ocorrer em 15 minutos nos horários de pico, com tempo estimado de viagem de 55 minutos.
Trem Intercidades
Trens partindo da estação Palmeiras-Barra Funda com destino à Campinas, fazendo parada em Jundiaí.
Serão 15 novos trens para dispor neste serviço, que deve ter o tempo estimado de viagem de 1h55.
A velocidade dos trens deverá ser de 140 km/h e os passageiros ainda vão contar com serviço de bordo.