Em obras de revitalização, Rua Azevedo Sodré começa a ganhar nova baia de ônibus

Terminou no sábado (12/08) a concretagem da primeira baia de ônibus da Rua Azevedo Sodré, no Boqueirão. A via recebe obras de melhorias pela Prefeitura de Santos, desde maio, voltadas a fortalecer a vocação comercial da rua e impulsionar o desenvolvimento urbanístico, econômico e social da Cidade. Os trabalhos se concentram no segundo trecho da via, entre as ruas João Pinho e Firmino Barbosa.

A via tem duas baias que terão 30 metros de extensão e 25 centímetros de espessura, espaço de parada para ônibus em concreto armado (piso rígido), com acabamento ranhurado. A via tem duas baias.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • “Essa faixa se estende do meio-fio até 3 metros de largura em direção ao centro da pista, suficiente para o trânsito e parada dos veículos de transporte público”, explicou o engenheiro civil Hélio Santos Jr., da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão dos trabalhos. Esse tipo de pavimento, frisou, tem durabilidade de cerca de 30 anos.

    De acordo com o engenheiro, a superfície, em concreto sarrafeado e acabamento ranhurado, conta com inclinação de 3%, permitindo o escoamento, para a sarjeta, das águas pluviais, evitando empoçamento. Concreto sarrafeado é a concretagem realizada manualmente, com régua, tornando a superfície plana. Já as ranhuras permitem aos ônibus a frenagem mais segura.

    SEGUNDO TRECHO

    O projeto de melhorias, que se estenderá até a Avenida Conselheiro Nébias, com prazo contratual até o primeiro semestre de 2024, já conta com novo pavimento asfáltico no primeiro trecho, entre a Washington Luís e a João Pinho. Esta área foi liberada para o tráfego local em 13 de julho.

    O segundo trecho já conta com a faixa dinâmica entre as vias Eloy Fernandes e Firmino Barbosa. A faixa de cor avermelhada, revestida por lajotas de concreto tipo paver, com 2,20 metros de largura junto ao meio fio do lado esquerdo, sentido Washington Luís, destina-se ao embarque, desembarque, carga e descarga em condições de segurança.

    A Azevedo Sodré é a primeira via de Santos a contar com faixa dinâmica, que funcionará também como uma extensão da calçada durante eventos organizados pelos comerciantes.

    Outro diferencial da Azevedo Sodré é o detalhe visual arquitetônico em 203m² das calçadas, com o assentamento de mosaicos portugueses na chamada “faixa de serviço”, que corresponde a um terço da largura da calçada. Os passeios estão ganhando novo revestimento em concreto desempenhado cobrindo um total de 987,56m², no padrão Calçada para Todos.

    A rua também terá os cabos de telefonia e internet embutidos e contará com um sistema de drenagem auxiliar, aumentando a capacidade atual da rede.

    ETAPAS

    Os trabalhos na Azevedo Sodré estão sendo realizados por etapas. A terceira vai até a Waldomiro Silveira e a última, até a Conselheiro Nébias.

    As obras estão a cargo da empreiteira Fortnort, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento de R$ 5.165.379,17, sendo R$ 3.977.217,90 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (ex-Secretaria de Desenvolvimento Regional), do Governo do Estado, e o restante de recursos municipais.