CPTM inicia operação do Expresso Aeroporto até a Barra Funda

A partir desta sexta-feira, 1° de setembro, o Expresso Aeroporto partirá da estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo.

O início da operação do Expresso Aeroporto na sexta-feira (01/09), será no novo ponto de partida, com os trens fazendo paradas nas estações da Luz e Guarulhos-Cecap. Na volta, a Estação Brás também é contemplada.

“A extensão do Serviço Expresso Aeroporto até a Estação Palmeiras-Barra Funda facilitará o embarque de passageiros vindos de outras linhas, agilizando e otimizando a viagem. A ampliação da Plataforma 5 na Estação Luz trará maior comodidade na hora do embarque e desembarque. Alinhadas com o compromisso da STM, as melhorias feitas pela CPTM foram feitas pensando em facilitar o trajeto do passageiro”, afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos.

Até a chegada do serviço, a Estação Palmeiras-Barra Funda atendia as linhas 7-Rubi da CPTM, 8-Diamante da ViaMobilidade e a 3-Vermelha do Metrô. Ao lado da estação, há terminais Urbano e Rodoviário. O embarque e desembarque dos passageiros acontece na plataforma 10 da Estação Palmeiras-Barra Funda. O serviço com destino à Estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade, também fará conexão na Estação da Luz, por onde passam também as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM, além das 1-Azul e 4-Amarela de metrô.

Com investimento de R$ 158 milhões, o contrato para execução das obras contemplou a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de via permanente, rede aérea, sinalização e suprimento de energia.

Para promover a ampliação da prestação de serviço aos passageiros, a companhia realizou um intenso trabalho no trecho da Linha 13-Jade para adaptar a via permanente (trilhos) e a rede aérea para receber os trens da Série 2500, além de adaptações de sinalização entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. “Foram feitos todos os testes para garantir a chegada dos trens até o novo destino com rapidez e, principalmente, segurança”, afirma Pedro Moro, presidente da companhia.

Plataforma 5 na estação da Luz

Dentre a programação de melhorias, a companhia executou e finalizou as obras para a ampliação da Plataforma 5 da Estação da Luz, para atender o embarque e desembarque do Expresso Aeroporto.

Com investimento de R$ 9 milhões, as obras consistiram em adequar o local para permitir que a plataforma atenda todos os carros da composição, facilitando os deslocamentos dos passageiros, que antes precisavam se deslocar por dentro do veículo. Além disso, serão construídos novos banheiros públicos e acessíveis, salas operacionais e uma ampla área de novos negócios. Os serviços também contemplam o restauro dos muros e cantaria, assim como das esquadrias de madeira.